29 de outubro de 2025

Após deputada anunciar que irá processar envolvidos em fake news, vereadora recua de acusação de “lavagem de dinheiro” contra Natália Bonavides

Autor: Daniel Menezes

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A vereadora Camila Araújo (União Brasil) recuou da acusação que fez de “lavagem de dinheiro” com as emendas destinadas pela deputada federal Natália Bonavides (PT) para a reformas de quatro estações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Natal. O recuo vem após a parlamentar petista anunciar que tomará “medidas legais” contra a bolsonarista.

 

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Natal (CMN), Camila Araújo levantou suspeitas sobre as emendas impositivas no valor de R$ 8,3 milhões que Natália Bonavides destinou para a reforma das estações Capitão Mor Gouveia (Cidade da Esperança), Baraúnas (Quintas), João Medeiros e Soledade (Potengi), Nova Natal e Planalto.

 

Na ocasião, a vereadora bolsonarista afirmou que “estamos diante de uma possibilidade supostamente de haver uma lavagem de dinheiro”, porque, segundo ela, “você passa e não vê a obra acontecendo”.

Natália rebateu dizendo que “são totalmente mentirosas e sem fundamento as declarações da vereadora bolsonarista da base de Paulinho Freire e publicadas no jornal Diário do RN sobre os recursos destinados pelo nosso mandato para a construção das estações de trem, em Natal”.

“É mentira que exista emenda de nosso mandato sob suspeita. Afinal, ao contrário do que a manchete esconde, a matéria reconhece que a vereadora não encaminhou nenhuma prova da acusação. Por isso, não dá para não fazer a pergunta: qual o interesse público que justifica publicar uma manchete que divulga uma acusação infundada? De dentro do seu gabinete, a vereadora também não viu as construções das mencionadas estações de trem em andamento e disse que não há obra em curso. Tudo mentira”, protestou a deputada.

Em resposta à acusação da bolsonarista, Natália afirmou que seu mandato acionou o “setor jurídico e as medidas legais estão sendo encaminhadas”.

“Zelamos pela transparência, bom uso dos recursos públicos e pela cordialidade na disputa de ideias divergentes dentro do campo da política. Mas não vamos tolerar o uso de fake news e manipulação da informação como ferramentas nessa disputa”, declarou Natália.

Camila Araújo, em novo vídeo publicado nas redes sociais, admitiu que, após a troca da empresa responsável, “a atual empresa que assumiu a obra está realmente colocando para funcionar”.

A vereadora disse, ainda, que os recursos foram destinados “há mais de dois anos”, mas que as obras só foram retomadas após a “denúncia” feita por ela na Câmara Municipal de Natal, o que foi negado pela CBTU.

Em ofício encaminhado no dia 23 de setembro ao vereador Daniel Valença (PT), o órgão informou que “após a conclusão do processo de rescisão com a contratada anterior, as obras foram retomadas a partir da data 15/05/2025 e atualmente evoluem dentro da normalidade, destacando-se como mais adiantadas as Estações Mor Gouveia e Baraúna”.

De acordo, ainda, com o órgão, as “intervenções encontram-se distribuídas em diferentes fases de execução”. A estação João Medeiros Filho e Soledade está na etapa de instalação das estruturas e alvenaria, com índice de execução de 25%.

Já as estações Capitão Mor Gouveia e Baraúnas estão na etapa de estruturas, com índice de avanço de 36%. Nova Natal e Planalto, ainda segundo a CBTU, estão na etapa de execução das fundações, com índices de execução de 22% e 18%, respectivamente.

Vereador Daniel Valença vistando obra de reforma da estação da CBTU em Natal. Foto: Everson Carrilho

O vereador Daniel Valença disse ser “inacreditável” a acusação de Camila Araújo. “Uma parlamentar da extrema direita mente e calúnia sobre emendas de Natália e CBTU. Logo após vamos a uma das estações e mostramos a verdade. No final de semana a vereadora mesmo assim sobe sua fala e o jornal a publica como verdade. É surreal”, comentou.

“A vereadora Camila mentiu em plenário, fez uma acusação gravíssima – pela qual ela pode responder na Justiça – e nós provamos que era mentira. Após isto, ela me ligou pedindo para atuarmos juntos para que as emendas de Natália sejam executadas pela Prefeitura. Depois, ela sobe o vídeo em que recua das suas afirmações contra Natália, mas me ataca. Respondi a ela em seu vídeo e ela apagou o comentário. O bolsonarismo nunca decepciona”, comentou o vereador.

CBTU diz que é “alvo de fake news” de Camila Araújo e Matheus Faustino

A CBTU afirmou, em nota oficial, que “vem sendo alvo de ataques de fake news” promovidos pela vereadora Camila Araújo e pelo vereador Matheus Faustino, ambos do União Brasil, envolvendo a construção de estações ferroviárias em Natal com recursos das emendas de Natália Bonavides, além de envolverem um trecho da Linha Roxa, em São Gonçalo do Amarante.

O órgão informou que, além da emenda de R$ 8,3 milhões de Natália, complementou com orçamento próprio mais R$ 2 milhões para a construção/reforma de seis estações ferroviárias na capital potiguar, sendo três na Linha Norte (Soledade, João Medeiros e Nova Natal) e três na Linha Sul (Capitão Mor Gouveia, Baraúna e Planalto).

Obras da Estação Baraúnas (Quintas). Foto: Divulgação

De acordo com a nota, as obras foram iniciadas em 18 de julho de 2024, sendo paralisadas em 1º de abril de 2025, “em razão de rescisão do contrato por descumprimento de cláusulas contratuais por parte da empresa”, mas foram retomadas no dia 15 de maio de 2025 “após a conclusão do processo de chamamento das empresas concorrentes”.

“Atualmente, as seis obras estão em processo acelerado, variando de 25% a 52% o percentual de execução, não havendo qualquer interferência dos vereadores citados para a ação de retomada das obras”, diz trecho da nota.

A CBTU também negou que as obras da Linha Roxa tenham sido paralisadas, como afirmou o vereador Matheus Faustino. A construção do trecho ferroviário de 3,8 km e de três estações foi iniciada em 2021 e conluída no final de 2022, segundo o órgão.

“A Companhia destaca que não há nenhuma vinculação das obras realizadas no trecho da Linha Roxa (2021-2022) com as obras das novas estações, iniciadas em 2024 e em execução, através de emenda parlamentar da deputada Natália Bonavides”, completou a nota.

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