20 de setembro de 2025
Bolsonarismo finge não querer anistia da dosimetria para facilitar sua aprovação
Autor: Daniel Menezes
O deputado federal Paulinho da Força (SDD), que foi escolhido para relatar o projeto da anistia para os golpistas, disse que irá atuar para diminuir as penas de todos os condenados, o que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro. O bolsonarismo reclamou. O líder do PL na Câmara Sostenes Cavalcante quer a absolvição total. Só que é preciso cuidado na avaliação.
O relator tem dito que não trabalhar por perdão, mas por diminuição de penas. Ele alega que não agradará nem a esquerda nem a direita. Só que, se as penas caírem, Jair Bolsonaro pode chegar a cumprir apenas 2 anos de prisão domiciliar, uma garapa diante dos mais de 27 anos de prisão em regime fechado.
Certamente, tal projeto, se passar, não agradará quem quer a condenação equilibrada dos golpistas. E condenação justa significa pena pesada, dado o hediondo crime contra a coletividade.
Na prática, portanto, se as penas reduzirem na proporção que vem sendo alegada, só a direita bolsonarista será beneficiada. Eles fingem insatisfação para que o projeto passe mais fácil. Mas o dado óbvio é que a mudança só atenderá ao interesse do golpismo. Daí a tentativa de criar essa cortina de fumaça com falso biquinho feito.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.