13 de agosto de 2025
Taxação dos super-ricos e o fim da escala 6×1 são discutidos em audiência pública na Câmara de Natal
Autor: Daniel Menezes
As propostas de taxação dos super-ricos e o fim da escala 6x1 serão os temas centrais da audiência pública convocada para sexta-feira (15) na Câmara Municipal de Natal. A ação é uma proposição da vereadora Brisa Bracchi (PT) com o objetivo de amplificar as discussões sobre os assuntos que estão em pauta no Congresso Nacional.
"Vimos parte do Congresso tentando paralisar os trabalhos em prol apenas da anistia para Bolsonaro. A sociedade precisa pressionar os deputados para que se aprove ações que sejam em benefício do povo e que as pesquisas mostram que são bem aceitas pela maioria", aponta Brisa Bracchi.
De acordo com pesquisas feitas pelo Datafolha, respectivamente em dezembro de 2024 e abril deste ano, 64% dos brasileiros defendem fim da escala 6x1 e 76% dos brasileiros são a favor de cobrar mais imposto de quem ganha mais.
A audiência pública contará com a participação do professor William Eufrasio Nunes Pereira, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e representantes da Central Única dos Trabalhadores, Sindicato dos Empregados em Supermercado e Similares no RN, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN e da Frente Brasil Popular.
E ainda dentro dessa proposta de mobilização popular, o mandato da vereadora Brisa Bracchi está reforçando a campanha do Plebiscito Popular sobre a taxação do super-ricos e o fim da escala. Até o próximo sábado (16), a urna montada pelo mandato vai circular por Natal, Extremoz e Ceará-Mirim coletando os votos da população. Qualquer cidadão pode buscar as urnas e se manifestar respondendo sim ou não a duas perguntas: "você é a favor da redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, e do fim da escala 6x1?" e "você é a favor de que quem ganhe mais de R$ 50 mil pague mais imposto para quem recebe até R$ 5 mil não pague imposto de renda?".
A votação do Plebiscito Popular está aberta em todo o Brasil desde o dia 1º de julho. A ação é coordenada por movimentos sociais, partidos políticos, centrais sindicais e entidades da sociedade civil com o objetivo de fortalecer o debate sobre as pautas. No Rio Grande do Norte, já existem urnas instaladas em Natal, Mossoró, Apodi e Baraúna.
A votação está prevista para acontecer até setembro. Após a apuração, os resultados da manifestação popular serão encaminhados ao presidente Lula, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF). A organização do plebiscito ressalta ainda que é possível requisitar a instalação de urnas através de contato no site https://plebiscitopopular.org.br
*SERVIÇO*
Audiência Pública da taxação dos super-ricos e do fim da escala 6x1
Endereço: Câmara Municipal de Natal, R. Jundiaí, 546, bairro Tirol
Data: Sexta-feira, 15 de agosto
Horário: 9h
*Cronograma da urna do Plebiscito Popular*
13/08 - Quarta-feira: manhã - Centro Estadual de Educação Profissional de Extremoz; tarde - Dia D de coleta de votos da Marcha Mundial das Mulheres (shopping Midway Mall) e na Caravana de Juventude de Extremoz
14/08 - Quinta-feira: 13h30 - III Simpósio da Diversidade do Centro Estadual de Educação Profissional de Ceará-Mirim; 14h - campus do IFRN em Ceará Mirim
15/08 - Sexta-feira: 15h30 - shopping Via Direta
16/08 - Sábado: Cursinho Popular Dona Militana
[0] Comentários | Deixe seu comentário.