6 de agosto de 2025

Verdade padece em "avalanche de fake news", diz Gilmar Mendes

Autor: Daniel Menezes

Do Congresso em Foco - Nesta terça-feira (5), o ministro Gilmar Mendes assumiu a presidência da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante seu discurso de abertura, o decano reforçou o desafio da Corte em transparecer a atuação em meio ao cenário de polarização e de "narrativas fabricadas".

"Temos o desafio de mostrar ao Brasil a verdade sobre a atuação do Supremo tanto no âmbito do pleno, quanto no das turmas. Uma atuação rigorosamente comprometida com a Constituição", declarou o ministro. "A verdade padece ante a avalanche de fake news e de espúrias narrativas fabricadas", acrescentou.

Diante do fluxo de informação e desinformação que a bombardeia, afirma o ministro, a sociedade "tem se afundado na polarização e nas tensões políticas, engrenada no sistemático questionamento, senão mesmo ataque frontal à democracia". Gilmar Mendes também desejou "sensibilidade e muita coragem" à Corte.

Gilmar Mendes já vinha retomando a retórica em defesa da autonomia do Supremo diante de ataques externos. Na última sexta-feira (1º), durante a primeira sessão do segundo semestre, Gilmar Mendes havia declarado que "o Supremo Tribunal Federal não se dobra a intimidações", em resposta à pressão do governo dos Estados Unidos para que sejam interrompidos os processos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e demais alvos de ações por envolvimento nos ataques às sedes dos três poderes em 8 de janeiro de 2023.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.