10 de julho de 2025

Ofensiva dos EUA não vai frear julgamento do plano de golpe, avalia STF

Autor: Daniel Menezes

A ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o governo brasileiro não deve ser capaz de frear ou atrasar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), previsto para meados de setembro. As informações são da jornalista Luisa Martins, da CNN Brasil.

Essa é a avaliação de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), que veem o cenário como grave, mas com “consequência prática nula” no cronograma da Corte, especialmente em casos envolvendo atos antidemocráticos.

Os magistrados já esperavam um aumento dos ataques à medida que o julgamento se aproxima. A ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado está na fase das alegações finais e deve ser julgada pela Primeira Turma em setembro.

Embora Trump seja um aliado de Bolsonaro, as defesas dos réus na investigação temem um “efeito bumerangue” em que, ao invés de se intimidar, o STF – em especial o ministro Alexandre de Moraes – vai aumentar o rigor.

A tendência da Primeira Turma é pela condenação de Bolsonaro à prisão. O ex-presidente é acusado de liderar uma organização criminosa que buscava se perpetuar no poder mesmo após perder as eleições de 2022.

Fonte: CNN Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.