10 de julho de 2025

Médicos de Natal anunciam paralisação para 15 de julho por condições de trabalho e impasse salarial

Autor: Daniel Menezes

Do AGORA RN

Médicos da rede municipal de Natal decidiram paralisar os atendimentos no dia 15 de julho, segunda-feira. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na noite da terça-feira 9, na sede do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), em razão das condições de trabalho nas unidades de saúde da capital e da falta de avanços nas negociações salariais com a Prefeitura.

Durante a reunião, os profissionais relataram situações como a circulação de pacientes psiquiátricos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), falta de medicamentos, infiltrações durante o período de chuvas e unidades com equipamentos danificados. Um dos casos citados foi o da maternidade onde, com o elevador quebrado, gestantes precisam subir escadas e descer em macas. O sindicato também apontou a superlotação das UPAs e a ausência de leitos de UTI, com pacientes aguardando vagas por até um mês.

Capturar

Profissionais reivindicam recomposição salarial e denunciam problemas estruturais em unidades como o Hospital dos Pescadores e a Policlínica Zeca Passos - Foto: Reprodução

Segundo o Sinmed, vistorias em unidades como o Hospital dos Pescadores e a Policlínica Zeca Passos evidenciaram a deterioração das estruturas. “A situação é de total deterioração, sem condições de atendimento digno à população”, informou o sindicato.

As negociações com o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, começaram em maio. A Prefeitura anunciou reajustes de 12,88% para o plano geral, 6,27% para professores e 5,47% para trabalhadores do Sindisaúde. Os médicos, por sua vez, apresentaram uma proposta de recomposição salarial com base no descongelamento das gratificações, que não são reajustadas há mais de sete anos.

“Fomos compreensivos ao esperar o fim do período das festas juninas, como solicitado pelo secretário, mas agora em julho sequer conseguimos uma resposta aos nossos ofícios. O silêncio da Prefeitura obrigou a categoria a tomar uma decisão mais firme”, afirmou o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira.

A paralisação terá início com concentração às 8h, na sede do sindicato, localizada na Rua Apodi, 244, no bairro Cidade Alta. Os profissionais seguirão em carreata pelas ruas centrais da cidade, com paradas previstas em frente à Prefeitura de Natal e à Secretaria Municipal de Saúde.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.