16 de maio de 2025
Secretaria de saúde desmente a comunicação da prefeitura do Natal e abre contratação emergencial de médicos
Autor: Daniel Menezes
Este blog noticiou que as maternidades municipais estavam fechando por falta de médicos. Em nota, a prefeitura do Natal, que nunca envia explicações para este blog, alegou que a informação não procedia. De maneira simultânea, blogs ligados à prefeitura endossaram que a informação era falsa.
O Potiguar fez questão de apurar tudo com informações colhidas junto aos servidores da Leide Morais e Araken Pinto, com a coleta de áudios e outras condições mais verificadoras. A vereadora Samanda Alves (PT) foi até a maternidade Leide Morais e também confirmou o cenário traçado por este blog, inclusive conversando com a diretora.
Por fim, a jornalista Daniela Freire fez consulta ao Ministério Público que confirmou o problema nas maternidades por falta de médicos.
Agora, a própria secretaria municipal de saúde desmente a comunicação da prefeitura do Natal. Conforme também antecipamos, a falta de médico se devia a problemas de contratação de empresa prestadora dessa mão de obra. A relação entre a Coopmed e a prefeitura do Natal tem sido turbulenta. Por isso que a secretaria de saúde abriu de maneira emergencial um processo de contratação de empresa para suplantar a condição de calamidade.
Diz a secretaria de saúde: “a medida busca minimizar danos e sofrimentos ocasionados pela insuficiência na oferta de serviços [médicos], devido ao déficit de profissionais efetivos nas diversas especialidades no município de Natal”. A empresa deverá prestar serviços de clínica médica e avaliações especializadas, clínica pediátrica, consulta em neuropediatria, ginecologia e obstetrícia - justamente a especialidade a ser preenchida nas maternidades -, trauma-ortopedia, atendimento em policlínicas e serviços de saúde mental.
A atuação da comunicação da prefeitura é desleal e mentirosa e quem diz isso não é este blog, mas, além de tudo já exposto, agora os fatos narrados pela própria secretaria municipal de saúde do Natal.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.