14 de maio de 2025
PARTE 2 - Caravanas e eventos políticos organizados pela prefeitura, mega operação com centenas de servidores que viraram fiscais de Paulinho Freire e mais assédio: as novas do GAECO contra Paulinho Freire, Joana Guerra, Álvaro Dias e dois vereadores
Autor: Daniel Menezes
PARTE 2
O Ministério Público Eleitoral, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco, juntou farto material oriundo de interceptações telemáticas e análise de hardwares apreendidos nas secretarias da prefeitura do Natal e comitÊs de campanha alvo de busca e apreensão na ação de Investigação Judicial Eleitoral em que pede a cassação de Paulinho Freire, Joana Guerra, Daniel Rendall e Irapoã Nobrega, além da inelegibilidade dos citados e do ex-prefeito Álvaro Dias. Trata-se do relatório de análise técnica das provas que foram aceitas pela 4 Zona Eleitoral de Natal aonde o processo se encontra. Há a lista também de diversos outros investigados, ocupantes de cargos públicos e ligados às campanhas dos eleitos. Por fim, há conversas e conteúdos em geral cedidos por testemunhas que foram validados após perícia técnica. Todas as alegações a seguir foram feitas exclusivamente pelo MPE após análise de material periciado tecnicamente e aceitas pela justiça eleitoral pela relevância na AIJE.
Como disse, o material é muito extenso composto 882 páginas com diálogos, trocas de informações, ameaças explícitas, organização do uso das estruturas das secretarias, promessas financeiras, fotos em ações de rua geradas por tais ações. Será impossível explicitar todo o conteúdo em uma única publicação. Por isso, o blog começará a soltar aos pedaços e organizados nas formas de tópicos.
LISTA DE ÔNIBUS PARA VEREADORES É ENCONTRADA NA SEMTAS
Uma lista para ônibus organizados para um comício foi encontrado na secretaria municipal de trabalho e assistência social.
Segue:


Na conclusão do MPE, na análise da evidência B7110, dados coletados em computador da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTAS de Natal/RN, foi encontrado 1 (um) arquivo de possível relevância para a investigação, tratando-se de provável relação de ônibus para transporte a comício ocorrido no dia 15 de outubro de 2024, citando diversos vereadores, entre eles, os investigados DANIEL RENDALL e IRAPOÃ NÓBREGA.
COMPUTADORES DA SEMTAS CONTINHAM ORGANIZAÇÃO DE AGENDA DE EVENTOS DE PAULINHO FREIRE E JOANA GUERRA
Na análise da evidência B7117, dados coletados em computador da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTAS de Natal/RN, foram encontrados 3 (três) arquivo de possível relevância para a investigação, tratando-se de prováveis agendas de reuniões/eventos em alusão às campanhas de PAULINHO FREIRE e JOANNA GUERRA, bem como de diversos vereadores, conclui a justiça eleitoral em aceitação pela justiça eleitoral.
Cabe enfatizar que, conforme as agendas acima, cada ação seria administrada por secretários e outros membros da gestão municipal do então prefeito Álvaro Dias.



MAIS GRUPOS DE PRESSÃO EM SECRETARIAS SOBRE SERVIDORES PARA PARTICIPAR DE REUNIÕES DA CAMPANHA DE PAULINHO FREIRE COM A PARTICIPAÇÃO DIRETA DE ÁLVARO DIAS


SERVIDORES FORAM USADOS COMO FISCAIS NOS DIAS DE VOTAÇÃO PELA CAMPANHA DE PAULINHO FREIRE A PARTIR DO REPUBLICANOS
Por solicitação da Promotoria de Eleitoral da 4ª Zona Eleitoral de Natal/RN, o Setor de Análise do GAECO/MPRN, área integrante do MPRN, realizou buscas em fontes de pesquisas abertas e em bancos fechados, no sentido de levantar informações das pessoas naturais empregadas como fiscais no Partido Republicano, no pleito de 2024, abaixo descrita.
Durante a operação Voto Livre, o Gaeco cruzou os nomes dos fiscais do partido republicano com a situação empregatícia em relação à prefeitura do Natal, através de bancos de dados públicos via internet, gerando uma grande lista e comprovando que eles vinham da prefeitura do Natal de diversas secretarias. Além disso, a lista também congrega dezenas de terceirizados cedidos para atuação como fiscais, no entendimento da investigação. Há o nome e o cargo ocupado por todos na prefeitura, mas a lista é muito extensa e por economia de espaço não será aqui relacionada.
Conclui o Gaeco, buscando satisfazer o quesito referente aos fiscais empregados pelo Partido
Republicano no pleito eleitoral em 2024, correlacionando-os aos quadros de servidores
comissionados e dos funcionários das empresas contratadas pela administração pública Municipal de Natal/RN, inicialmente foram relacionados os nomes e Cadastros de Pessoas Físicas (CPF) dos 354 (trezentos e cinquenta e quatro) fiscais:
a) Deste total, o Gaeco constatou-se que:
a.1) 205 (duzentos e cincos) fiscais possuíram ou possuem vínculos comissionados junto à entidade pública do Município de Natal/RN; b.2) 63 (sessenta e três) possuem ou possuíram vínculos com as empresas contratadas pelo Município de Natal/RN (LOCATUDO, CLAREAR, TERCEIRIZE SERVIÇOS, ZELO, SOL); b.3) 86 (oitenta e seis) fiscais não exercem ou exerceram cargos comissionados com o Município de Natal, ou fizeram parte dos quadros de funcionários das empresas contratadas supracitadas;
b) Para uma melhor compreensão dos quantitativos, segue tabela abaixo a fim de
ilustrar os dados apresentados:

[0] Comentários | Deixe seu comentário.