3 de maio de 2025

CEI das "invasões" da Câmara Municipal do Natal segue como palco de circo com palhaços fazendo mungangas em busca de cortes para as redes sociais

Autor: Daniel Menezes

A sociedade natalense perdeu o interesse pela Comissão Especial de Inquérito tocada pela Câmara Municipal que supostamente investiga "invasões" em Natal, se é que já teve algum dia. O assunto se esfarelou nos jornais e as falsas polêmicas não repercutem mais nas redes sociais. Mas há vereadores usando nariz de palhaço ainda se esforçando em busca de algum corte para lacrar e bombar candidaturas em 2026.

Secretários da prefeitura são chamados a falar na forma de convidados sobre o tema e afirmam aquilo que todos já sabem. O poder público municipal não tem competência para atuar na seara das "invasões" em propriedades privadas. Trata-se de questão relacionada a algo sobre a qual vereadores e prefeitura do Natal não tem nenhum poder.

Os movimentos sociais que são de fato alvo do ataque da CEI, por exemplo o Movimento de Libertação dos Bairros, têm parceria com a própria prefeitura. Sobre tal tema os vereadores não se debruçam, já que, na prática, faria da comissão uma verdadeira piada.

Mas o ponto mais patético ocorreu nos últimos dias. Tentando construir uma lorota para gracejar para o bolsonarismo, o vereador Matheus Faustino, relator do picadeiro, perguntou porque a deputada federal Natália Bonavides namora com um assessor parlamenar que presta serviços advocatícios para o gabinete de Daniel Valença. O fiscal do relacionamento alheio até agora não conseguiu explicar o que queria, ao menos na aparência institucional, com as indagações.

Faustino, fazendo papel de inspetor bugiganga, diz que tem provas de que membros do PT advogam para movimentos sociais. Pausa para risos. Trata-se de prática histórica do partido. E, não sei se ele sabe, mas qualquer um tem direito a um advogado no Brasil. Partidos e mandatos, como prestadores de serviço para a sociedade, também fazem esse papel. Pela lógica do dito cujo, membros de partido que cedem advogados para os presos do 8/1 seriam, portanto, também culpados pelos crimes praticados por golpistas, cabendo, por tabela, a condenação pelo Supremo Tribunal Federal.

Mas parabéns, vereador. Ao menos você conseguiu emplacar um release na Tribuna do Norte sobre a sua denúncia.

A CEI já deixou claro aonde vai chegar - em canto nenhum com desperdício de dinheiro público canalizado para a tentativa de formulação de candidaturas. Claro, o vereador Eliabe vai gaitar alguma mentira com ar de bombástica, Matheus Faustino fará um corte dramático para o instagram e Camila Araújo tentará meter algo sobre cristofobia no meio do relatório. E só.

Enquanto isso, com a câmara municipal funcionando em busca da auto-anulação das suas reais prerrogativas, com trabalhadores da redinha expulsos de suas atividades laborativas, gastos em saúde de Álvaro Dias não investigados.

 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.