15 de dezembro de 2024

Não adianta a imprensa do RN tentar esconder: FECOMÉRCIO/FIERN mentiram para o povo potiguar e desabasteceram os hospitais do Estado e dos municípios para aumentar a margem de lucro dos empresários

Autor: Daniel Menezes

Em 2023, a Fecomércio e a Fiern publicaram uma pesquisa, alegando que, com o corte do ICMS de 20% para 18%, os produtos iriam cair de preço e a arrecadação aumentar. Após um ano do corte, aconteceu exatamente tudo ao contrário. Quando é que a Fecomércio e a Fiern irão admitir que mentiram ou estavam erradas? 

Veja, caro(a) leitor(a), que as UPAs de Natal, Parnamirim, São Gonçalo etc estão em estado de falência. Walfredo está super lotado. Essa arrecadação perdida pelo Estado e por municípios poderia ir para lá.

Por fim, a comparação com os estados vizinhos do nordeste, no qual todos elevaram a alíquota do ICMS em 2024, desmancha facilmente a narrativa da pesquisa da Fecomércio/Fiern.

INFLAÇÃO DE NATAL E RECIFE MOSTRA QUE A PESQUISA ERA FALSA

O IDEMA/RN publicou o Índice de Preços ao Consumidor de Natal. Ele aumentou 5,47% nos últimos 12 meses. A Fundação Getúlio Vargas publicou o mesmo dado para Recife. O IPC no mesmo período lá foi de 4,56%. Pernambuco aumentou seu ICMS em 2024 para 20,5%, enquanto nós baixamos para 18%.

É só mais uma prova (entre muitas) cabal de que a queda no imposto não foi repassada ao consumidor, conforme prometido pela Fecomércio/Fiern. O corte transferiu a queda de arrecadação de estados e municípios (o que a Fecomércio/Fiern disseram que não ocorreria), prejudicando saúde, educação, segurança, para o aumento da margem de lucro dos empresários.

O IPC de Natal pode ser achado aqui.

O IPC de Recife está aqui.

A PARAÍBA TEM VENDA DE VAREJO E INVESTIMENTOS MAIS ELEVADOS DO QUE O RN; MAIS UMA EVIDÊNCIA DE QUE A PESQUISA ERA FALSA

Cabe também analisar pesquisa recém divulgada pelo IBGE sobre o crescimento do varejo da Paraíba. Com alíquota de ICMS de 20%, o varejo daquele estado apresenta o maior crescimento do país. 

O nosso varejo cresceu bem também, mas ficamos atrás do nosso vizinho, mais uma prova de que a pesquisa da Fecomércio/Fiern usada em 2023 é falsa. Além disso, nossa arrecadação teve queda, enquanto na Paraíba ela vem crescendo em seu ICMS. 

Em resumo, perdemos arrecadação para estado e municípios para aumentar a margem de lucro empresarial. Trocamos melhores serviços públicos por mais lucro para os empresários, que não repassaram o corte.

Volume de vendas do varejo da Paraíba registra alta de quase 20% em outubro; crescimento é o maior do Brasil

Do Portal Click PB

Confirmando a cada mês um dos melhores desempenhos do varejo do País, a Paraíba volta a ser destaque nacional. A Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (12), atesta que o volume de vendas do varejo da Paraíba expandiu 19% em outubro sobre o mesmo mês do ano passado. Foi a maior taxa de crescimento entre todas as unidades da federação e de quase três vezes mais que a média do País (6,5%).

A Paraíba teve resultados positivos em todos os indicadores no mês de outubro. Na comparação do volume de vendas de outubro sobre o mês anterior, a Paraíba ao registrar alta de 0,2%, enquanto no acumulado de janeiro a outubro, a taxa de crescimento permanece acima de dois dígitos (12,9%). Já o País acumula alta de 5%.

Segundo a pesquisa do IBGE, frente a outubro de 2023, todas as 27 unidades da federação registraram alta, com destaque para três Estados: Paraíba (19%), Roraima (18,1%) e Alagoas (12,1%).

 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.