19 de abril de 2023

As imagens não falam por si: interpretações sobre vídeo do dia 1/8 no GSI são desejo de expiação dos pecados da extrema direita

Autor: Redação

As pessoas têm a mente fértil e há especulações que andam de mãos dadas com interesses. É a partir disso que as imagens do Gabinete de Segurança Institucional no dia do 8 de Janeiro devem ser avaliadas.

As imagens divulgadas pela CNN Brasil apontam para a invasão de bolsonaristas ao terceiro andar do palácio do planalto aonde o GSI se encontra. No vídeo há uma atitude amena de membros do GSI e o ministro Gonçalves Dias anda calmamente. Aparentemente, o cenário choca. E faz sentido. Só que não pelas razões levantadas por setores bolsonaristas.

Ora, estão ali alguns coroas cinquentões com roupas de burocratas e um ministro, um idoso de 73 anos. Pela pretuberância das barrigas, fica claro que não são pessoas que atuam na repressão. Diante de centenas de manifestantes, era para enfrentar? Você enfrentaria, correndo o risco de matar ou morrer? Ou tentaria levar a situação calmamente e tentar apontar a saída, como eles fizeram? As prisões aconteceram no andar debaixo, local que foi acessado pela porta sugerida pelos membros do GSI. Aonde há o erro?

Sim, a situação revela que faltou efetivo policial, inteligência e que eles devem prestar esclarecimentos. É um absurdo que a sede do poder estivesse tão desprotegida. Mas nada além disso pode ser imaginado a partir do contexto das imagens.

Por isso: não. Não há a revelação de que existiu uma conspiração dentro do governo para plantar infiltrados malévolos petistas dentro do movimento pacífico bolsonarista para incriminá-los. Tal retórica não passa de teoria da conspiração com foco na tentativa de expiar o fato de que os bolsonaristas agiram de forma golpista e violenta diante da derrota eleitoral.

Lula tinha razão ao suspeitar do corpo do GSI ainda muito bolsonarizado em início de gestão. Mas não faz sentido querer que pessoas em funções burocráticas fizessem algo ali. Agora, como as imagens desgastam, o governo tem de derrubar mesmo o ministro que, diante da exposição, perde a legitimidade pra permanecer.

Após o ânimo da oposição, o governo passou a defender também a instauração de uma comissão parlamentar de inquérito, o que antes vinha resistindo até para não ter sua agenda de ações atrasada e não gerar palco para a promoção de teorias da conspiração pela extrema direita.

EDIÇÃO DAS IMAGENS

A Reportagem foi conduzida de modo a inferir cumplicidade do general Gonçalves Dias com o vandalismo golpista. No entanto, a própria imagem mostra a presença do chefe do GSI a partir de 16h29, quando o movimento já era de dispersão da turba que depredou parte do Palácio do Planalto.