9 de abril de 2024

Aliados de Prates veem crise “distensionada” após intervenção de Lula

Autor: Redação

Da CNN - Aliados do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, avaliam que a crise no comando da estatal está “distensionada”. Embora reconheçam que o cenário ainda é incerto, interlocutores ouvidos pelo blog contam que o executivo pediu aos mais próximos que tenham paciência e se concentrem em trabalhar e entregar resultados.

A avaliação no time do presidente da Petrobras é que os acontecimentos dos últimos dias arrefeceram significativamente as pressões por sua saída do cargo, atribuídas essencialmente ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Os mesmos interlocutores ainda evitam dar a permanência como certa, mas acreditam que há “bons sinais” nessa direção.

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o assunto. O presidente já havia falado por telefone com Silveira, numa conversa em que, segundo relatos, teriam sido elencadas supostas condições para a permanência de Prates no cargo.

“Agora, a ordem é trabalhar e esperar. Mas seria muito ruim o presidente Lula trocar o comando da Petrobras depois de tudo o que aconteceu. Porque passaria a mensagem de que o fogo amigo compensa”, disse uma fonte próxima de Prates ao blog.

 

Aliados de Prates consideram o posicionamento de Haddad na crise como fundamental para dar respaldo ao presidente da Petrobras. Isso porque o ministro já vinha defendendo nos bastidores a tese de que mexer no comando da empresa, neste momento, criaria incertezas no mercado e poderia impactar ainda mais nos resultados da empresa.

Segundo informou mais cedo o analista da CNN, Pedro Duran, Haddad teria manifestado a Lula uma posição de “neutralidade”. Na visão de aliados de Prates, isso joga 100% a favor do presidente da estatal, por priorizar a estabilidade no comando da companhia.

Nesta terça-feira, o presidente da Petrobras fez uma série de postagens na rede social X, com vídeos em que funcionários da estatal mostram projetos em andamento. “O trabalho não para”, escreveu o executivo.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.