24 de março de 2024

PF investiga nomeação de Rivaldo Barbosa para chefiar Polícia do Rio na véspera da morte de Marielle: inteligência do RJ contra-indicou a nomeação, mas foi bancada por Braga Neto, então interventor na segurança do RJ

Autor: Redação

Do G1 - Por Ana Flor - A Polícia Federal vai investigar as circunstâncias da indicação do delegado Rivaldo Barbosa para chefiar a Polícia Civil do Rio de Janeiro, em março de 2018.

Barbosa assumiu o posto um dia antes da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes. Neste domingo (24), Barbosa e outros dois foram presos como supostos mandantes do crime.

A indicação de Barbosa foi contraindicada pela Subsecretaria de Inteligência do órgão, mas bancada pelo então interventor da segurança no Estado, general Walter Braga Netto, de acordo com investigadores ouvidos pelo blog.

Segundo delatores, Rivaldo teria garantido aos irmãos Domingos e Francisco Brazão, também presos como supostos mandantes, que as investigações sobre o crime não andariam.

Plantão Globo: Chiquinho e Domingos Brazão são presos suspeitos de mandar matar Marielle

A intervenção federal na segurança do Rio, em 2018, foi comandada pelo general Walter Souza Braga Netto. Custou R$ 1,2 bilhão.

A partir do ano seguinte, já no governo de Jair Bolsonaro, Braga Netto foi ministro da Defesa, ministro da Casa Civil e, por fim, candidato a vice de Bolsonaro em 2022.

Os investigadores ainda trabalham para definir a motivação do crime. Do que já se sabe, o motivo tem a ver com a expansão territorial da milícia no Rio.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.