26 de fevereiro de 2024

No que Bolsonaro foi sagaz

Autor: Daniel Menezes

Foram 185 mil no ato neste último domingo na avenida paulista, conforme nota de estudiosos da USP, isto é, menos do que em atos anteriores e algo que estão esquecendo: centenas de políticos e igrejas concentraram todas as forças e recursos pra mandar todo mundo apenas para São Paulo. O ex-presidente Jair Bolsonaro, já prevendo a dispersão, pediu pra não ocorrer ato em nenhum outro local durante a preparação da manifestação em busca da impunidade para a sua incursão golpista.

Tivesse feito um chamamento nacional, estaríamos vendo agora imagens de atos dispersos pelos estados. Sim, Jair Bolsonaro mostrou uma força com o evento. Mas cabe ponderar que o Brasil não é a paulista. Ele foi sagaz ao não insuflar o país.

Pense se o norte e nordeste fossem chamados. E Minas Gerais? Brasília? Teria que colocar multidão na capital do Brasil, um risco pra ele de novos eventos radicalizados. Ora, faltaria gente, organização e recursos. Foi o grande lance: jogar todos o aparato num local com controle do governo estadual e municipal, das igrejas e o grande centro da mídia nacional gerador de ampla visibilidade.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.