31 de janeiro de 2024

Fátima Bezerra toma posse como presidente do Consórcio Nordeste

Autor: Daniel Menezes

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), tomo posse como presidente do Consórcio Nordeste na manhã desta quarta-feira (31). O evento marca a primeira liderança feminina desde a criação do grupo em 2019. A solenidade aconteceu no Centro Convenções de Natal, na Zona Sul da capital potiguar.

O termo de posse foi assinado às 10h45. Estão presentes os governadores do Maranhão, Bahia, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e a vice-governadora do Ceará. A solenidade também teve a participação do ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias.

“O Consórcio Nordeste consolidou-se como uma ferramenta competente de gestão. Ao mesmo tempo, tornou-se um exemplo, um ponto alto de inovação. O Consórcio representa a união de gestores e gestoras, sem perder de vista as especificidades de cada estado. Contudo, mantemos o olhar conjunto, pensando na região como um todo e buscando soluções comuns para os problemas e desafios que são compartilhados pelo Nordeste”, disse a governadora.

Fátima Bezerra foi eleita por unanimidade em dezembro de 2023, durante uma cerimônia realizada em Recife. Além das obras de infraestrutura, a governadora enfatizou o interesse nas energias renováveis, com ênfase na expansão das linhas de transmissão para a cadeia offshore.

O Consórcio Nordeste, criado em 2019, serve como instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região. Seu objetivo principal é atrair investimentos, alavancar projetos, realizar compras conjuntas e implementar políticas públicas de interesse coletivo, inclusive em nível internacional.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, que antecedeu Fátima Bezerra na liderança do Consórcio, falou da importância do colegiado para fortalecer os estados nordestinos. “Pode ter certeza Fátima Bezerra, você será a nossa Comandante maior desse processo. Estaremos aqui Unidos de mão dadas para fazer com que o consórcio continue sendo exatamente aquilo para o foi criado: um instrumento de troca de experiências para políticas públicas exitosas”, disse.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.