19 de dezembro de 2023

INSTITUTO SETA – Pesquisa eleitoral apresenta cenário com possibilidade de segundo turno em João Pessoa

Autor: Redação

Em estratégia de marketing para o Instituto e procurando municiar o eleitorado de João Pessoa com qualificada informação a respeito do cenário sobre a corrida eleitoral para a prefeitura da capital da Paraíba em eleição que ocorrerá em 2024, o Instituto Seta, com 15 anos de atuação no mercado, entrevistou 1 mil eleitores em amplo levantamento no município entre os dias 16 e 17 de Dezembro. A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de confiança é de 95%. A empresa entende que a melhor propaganda para um Instituto de Pesquisa é sondagem de qualidade. Daí a iniciativa.

Neste sentido, o instituto seta fez duas simulações eleitorais estimuladas – quando são oferecidas possibilidades de resposta para os entrevistados -, analisou o cenário de rejeição entre os pré-candidatos, averiguou como se encontram as avaliações de prefeito de João Pessoa, Governador da Paraíba e Presidente da República. Por fim, o Seta também inquiriu os cidadãos a respeito dos principais problemas, na visão deles, enfrentados por João Pessoa.

CENÁRIOS ESTIMULADOS

Neste momento, os entrevistados foram perguntados a partir de dois cenários, contendo os pré-candidatos já conhecidos. A única diferença entre o cenário 1 e 2 se estabelece entre a composição em que a primeira simulação foi feita com o nome de Luciano Cartaxo. E o segundo com a presença de Cida Ramos, já que há incerteza hoje sobre qual dos dois irá compor de fato o pleito municipal do ano que vem.

No cenário 01, Cícero Lucena lidera com 38,5% das intenções de voto. O prefeito é seguido por Luciano Cartaxo que apresenta 16,9%, caso as eleições fossem hoje. Em seguida, aparece Nilvan Ferreira com 14,4%, Ruy Carneiro com 8,0% e Marcelo Queiroga com 2,3% das escolhas capturadas pelo levantamento. Não sabe ou não responderam representam 4,5% e 15,4% não se posicionaram, alegaram que irão anular ou votar em branco.

No cenário 02, a situação de Cícero Lucena melhora e ele atinge 40,3% das intenções de voto. Agora Nilvan Ferreira vem depois com 15,2%, seguido por Ruy Carneiro com 8,8%, Cida Ramos com 5,1% e Marcelo Queiroga finaliza a fila com 2,7%. Não sabe ou não responderam representam 6,6% e 21,4% não se posicionaram, alegaram que irão anular ou votar em branco. Se no cenário 01, caso as eleições fossem hoje, João Pessoa teria um pleito encaminhado para segundo turno; no cenário 02 Cícero Lucena ganharia em primeiro turno.

Quando questionados sobre em quem não votariam de forma alguma, assim se posicionaram os entrevistados – Nilvan Ferreira aparece como o mais rejeitado com 21,2%. Em seguida vem Cícero Lucena com 17,1%. Cida Ramos atingiu a terceira posição no quesito com 9,9%. Luciano Cartaxo e Ruy Carneiro batem o patamar de 7,8%. Já Marcelo Queiroga chega a 4,7%.

Instituto Seta

 

Dados da Pesquisa

Instituto Seta

 

Dados da Pesquisa

Instituto Seta

 

Dados da Pesquisa

AVALIAÇÕES – PREFEITURA, GOVERNO E PRESIDÊNCIA

O Instituto Seta questionou os pesquisados a respeito da avaliação do desempenho do poder público municipal, estadual e federal em João Pessoal. Vamos aos números.

A avaliação da administração do prefeito Cícero Lucena chegou a 27,8% de avaliação positiva (ótimo + bom) e 29,7% de avaliação negativa (ruim + péssimo). Entrevistados que responderam regular representam 38,9% e não souberam ou não responderam somam 3,5%.

Já a avaliação do governador João Azevedo alcançou 41,3% de avaliação positiva (ótimo + bom) e 21,6% de avaliação negativa (ruim + péssimo). Entrevistados que responderam regular representam 32,1% e não souberam ou não responderam somam 5,1%.

Por fim, a avaliação da gestão do presidente Lula atingiu 37,5% de avaliação positiva (ótimo + bom) e 27,9% de avaliação negativa (ruim + péssimo). Entrevistados que responderam regular representam 25,3% e não souberam ou não responderam somam 9,3%.

Ainda conforme a pesquisa, os eleitores entrevistados classificaram Saúde (Falta de Médicos e de Atendimento) com 21,6%, Segurança Pública (19,8%) e Marcação de Exames e Cirurgias (9,9%) como os três principais problemas enfrentados por João Pessoa.

 

Instituto Seta

Dados da Pesquisa

Instituto Seta

 

Dados da Pesquisa

 

Instituto Seta

Dados da Pesquisa

 

Instituto Seta

Dados da Pesquisa

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.