6 de dezembro de 2023

Articulação do Governo se inclina a abrir a caixa de ferramentas para mudar relação com base na Assembleia

Autor: Daniel Menezes

Correndo contra o relógio, o governo parece apresentar sinais de que irá mudar a relação com os deputados e recompor sua base na assembleia legislativa. O executivo tem até o final do ano para aprovar o projeto que mantém a alíquota de 20% para o exercício de 2024.

Como venho dizendo por aqui, todo mundo sabe que o RN precisa dessa manutenção. A questão não é técnica. É política. De um lado, a oposição deseja derrotar o governo. Do outro, há os deputados insatisfeitos e querendo mais espaços. O tabuleiro está montado.

Diante da dificuldade desenhada, o governo resolveu abrir a caixa de ferramentas. Fala-se em ceder o Detran para o deputado Kleber Rodrigues (PSDB) e o IPEM para Ivanilson Oliveira (União). Eudiane Macedo, se sentindo preterida, reclamou. Ora, é assim. Cada um procura barganhar espaço.

Não era para o executivo enfrentar esta dificuldade em primeiro ano de mandato. Em outros estados, os governadores passaram propostas idênticas sem muito esforço. Mas é possível fazer do limão uma limonada, estabelecendo nova interação com a assembleia legislativa daqui em diante.

A movimentação governista caminha de modo estratégico para fechar os acordos mais próximo da votação, já que uma ação precoce poderia inflacionar os votos com novos pedidos por mais cargos. Hoje, no entanto, o governo vem enfrentando dificuldades para obter quórum para passar os simples pedidos para levar o debate ao plenário.

[1] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DARY Dantas Filho

Entregar o Detran à Kleber é chover no molhado. Ele já é da base.