27 de novembro de 2023

Lula repete Bolsonaro e Temer ao indicar ministro da Justiça ao STF

Autor: Cecília Marinho

A indicação do Dino, que ainda precisa ser aprovada pelo Senado, segue tendência. Os dois últimos presidentes também recomendaram seus respectivos ministros da Justiça para Suprema Corte

 

Os últimos três presidentes da República indicaram o próprio ministro da Justiça ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta segunda-feira (27), a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para uma vaga na Corte. Lula seguiu os passos de Jair Bolsonaro e Michel Temer, que também indicaram ministros da Justiça de seus respectivos governos.

Em julho de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro indicou o ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça, André Mendonça para o STF. Mendonça entrou após abrir uma vaga na Corte com a aposentadoria do ex-ministro Marco Aurélio Mello.

Em fevereiro de 2017, o ex-presidente Michel Temer indicou o então o ministro da Justiça e Segurança Pública, Alexandre de Moraes, para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.

 

Na sabatina do Senado foram 55 votos favoráveis para Moraes e 13 contrários. Ele ocupou a vaga do falecido ministro Teori Zavascki.

 

A indicação de Flávio Dino precisa ser aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, pelo plenário da Casa. Ainda não há data para a análise. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que pretende marcar a sabatina de Dino no plenário da Casa entre os dias 12 e 15 de dezembro.

 

Fonte: CNN Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.