20 de novembro de 2023

Nova pesquisa do Instituto Seta mostra que intenção de voto em Carlos Eduardo não é apenas recall

Autor: Daniel Menezes

Uma dúvida assola a liderança de Carlos Eduardo nas pesquisas, conforme este blogueiro ouvia nos bastidores da política. Trata-se de uma questão também corrente para quem escreve este texto - o ex-prefeito Carlos Eduardo está na frente nas pesquisas em Natal por conta do seu recall (lembrança) na cidade ou porque já há um sentimento consistente em torno do retorno dele ao comando do executivo municipal?

É um ponto fundamental para a confecção de um prognóstico agora para o pleito do ano que vem na capital. Se for mero recall, a posterior desidratação é uma possibilidade concreta, na medida em que os demais candidatos aparecerem. A última pesquisa realizada pelo instituto seta e divulgada pela rádio CBN hoje (20) ajuda a lançar luz sobre o tema. 

Conforme levantamento feito pelo Instituto Seta entre os dias 12 e 13 de Novembro de 2023, com 800 questionários e margem de erro de 3,5%, Carlos Eduardo lidera em Natal, na pergunta estimulada, com 30,6%, seguido de Natália Bonavides com 12,5%, General Girão com 8,3% e Bg com 5,1%. 

CORRIDA ELEITORAL - PREFEITO - ESTIMULADA - INSTITUTO SETA

PESQUISA APLICADA ENTRE OS DIAS 12 E 13 DE NOVEMBRO 

Ora, foi um crescimento de mais de 6% de Carlos Eduardo em relação a pesquisa Seta em Natal feita entre os dias 23 e 24 de Setembro com mesma metodologia. Naquela ocasião, o ex-prefeito da capital potiguar, Carlos Eduardo, seria eleito com 24,5% dos votos. Em seguida veio a deputada Natália Bonavides com 12,2% e o deputado Girão com 7,7% dos votos. BG teve 7,0%, enquanto o deputado Paulinho Freire atingiu 6,2% entre os entrevistados.

NÃO É RECALL, É CRESCIMENTO

Note, caro leitor, que todos os demais pré-candidatos se mantiveram relativamente estacionados. Apenas Carlos Eduardo segue crescendo. Este tipo de comportamento em sondagem eleitoral não é de quem se ampara na lembrança dos eleitores (recall). Se assim fosse, teríamos apenas uma máxima e o postulante ficaria prostrado nela. É o contrário que se desenrola - a eleição se aproxima e a votação de CE sobe.

O eleitor de Natal não está agindo por prospecção, buscando alguém novo. Diante de uma avaliação morna sobre o desempenho do poder público municipal, está produzindo um comportamento retrospectivo e quer a segurança de quem já foi testado pela experiência de administrações anteriores. 

Cabe aguardar as cenas dos próximos capítulos. Só que já há indicativos claros na fase de pré-campanha a respeito de quem serão os nomes de fato competitivos e não há dúvida de que, no pano de fundo de toda a fumaça interessadamente lançada, o campo político se estruturará em torno deles.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.