25 de outubro de 2023

Memoriol: todo o RN pressionou para que o Estado aumentasse os gastos com pessoal; tentativa de impedir elevação do ICMS é busca de palanque para a oposição em 2026

Autor: Daniel Menezes

Ouço as rádios de Natal e confirmo o meu prognóstico do início do ano. Eu avisei diversas vezes. O Governo do RN vai conceder o aumento salarial dos professores em todas as letras, para ativos e inativos com recursos próprios, atendendo a pressão, a folha irá crescer e depois será cobrado como se a sociedade e a imprensa não tivessem apoiado o estouro da Lei de Responsabilidade Fiscal pra folha.

Pronto, o futuro é agora. O Governo do RN gasta 57% da arrecadação com folha. Só a elevação salarial dos professores acarretou em mais de 1 bilhão de gasto com pessoal. É injusto? Não digo isso nem de longe.

Só estou falando que, na hora da pressão, todos atuaram para aprovar. Todos os dias era paulada na governadora, lembrando que ela era professora e que estaria traindo a história dela se não concedesse a elevação, enquanto Parnamirim, Mossoró e Natal, que não deram um centavo aos docentes, eram esquecidos. E assim permaneceram. O discurso vinha da imprensa de esquerda e da bolsonarista. Agora sobram críticas de jornalistas, políticos e formadores de opinião porque o Estado ultrapassou o limite prudencial de gasto com pessoal, como se eles não tivessem feito também amplo movimento apra tanto. A conta chegou e dinheiro não nasce em árvore.

Repito, eu avisei que era arapuca e agora ela está formada. Quem armou a armadilha finge que nunca defendeu o que gerou o resultado e a conta ficou toda para quem é situação. E, ora, funciona assim. O governo não é o responsável? Também não estou dizendo isto. Só que a situação serve de exemplo para os próximos anos porque, sem dúvida alguma, o cenário irá se repetir.

O que a oposição quer mesmo, ao atacar a elevação do ICMS para 20%, o que já vem sendo feito por outros estados, não é garantir a competitividade do RN, já que nossos vizinhos tomaram medida idêntica. É inviabilizar o governo para 2026. O objetivo é claro. Com governo viável, a oposição ficará até 2030 assistindo tudo de camarote. Tentar plantar o caos para ter alguma chance é preciso e a incursão é total neste sentido. Cai quem quer.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.