25 de janeiro de 2026

GSI instala grades no Palácio do Planalto para manifestação de Nikolas Ferreira

Autor: Daniel Menezes

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) decidiu instalar grades de proteção ao redor do Palácio do Planalto em razão da manifestação comandada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), prevista para este domingo 25, em Brasília. Em nota, o órgão informou que as grades foram instaladas e “são utilizadas como medida de reforço, conforme os protocolos de segurança”.

Apesar da adoção da medida pelo Planalto, a reportagem do Metrópoles apurou que as forças de segurança do Distrito Federal rechaçam a possibilidade de tentativa de invasão ou de ação violenta. Segundo a avaliação, a mobilização ocorre em local distante da Praça dos Três Poderes, o que reduz a possibilidade de deslocamento até a sede do Executivo.

Homem tenta invadir Palácio do Planalto duas vezes na mesma noite - Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Palácio do Planalto - Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

A manifestação, intitulada pelo deputado como “caminhada pela liberdade e justiça”, teve início em Paracatu (MG) na segunda-feira 18 e ficará concentrada na Praça do Cruzeiro, a cerca de 6,5 quilômetros do Palácio do Planalto. As forças de segurança avaliam que os participantes estarão vindo da outra extremidade da Praça dos Três Poderes, no Eixo Monumental, e que, para chegar ao Planalto, teriam de passar pela sede do governo do Distrito Federal, o Palácio do Buriti.

Além da manifestação, outros eventos estão previstos para este domingo na região, o que já mobiliza as forças de segurança. Entre eles está a implosão do Torre Palace, localizado na rota dos Três Poderes, com previsão de interdição parcial do trânsito e bloqueio de áreas próximas por motivos de segurança.

Nikolas Ferreira iniciou, neste sábado 24, o sexto dia da mobilização intitulada “caminhada da liberdade”, que saiu do interior de Minas Gerais em direção a Brasília. À tarde, o deputado e seus apoiadores estavam na BR-40, na altura da região de Santa Maria, no Distrito Federal. O ponto de partida foi Luziânia, cidade do Entorno do DF, a cerca de 60 quilômetros da capital federal.

O ato teve início na segunda-feira 19 e conta com a presença de aliados políticos e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O grupo saiu do Trevo de Luziânia por volta das 8h20 e segue em direção a Brasília, onde deve se reunir no domingo 25, no início da tarde, na Praça do Cruzeiro.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.