24 de janeiro de 2026

Com o Proedi, Guararapes/Riachuelo amplia para 10 mil os empregos no RN

Autor: Daniel Menezes

A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta sexta-feira (23) a diretoria do Grupo Guararapes/Riachuelo que apresentou o resultado dos últimos anos da empresa no Rio Grande do Norte. Na área de recursos humanos, o número de trabalhadores com carteira assinada passou de 7 mil em 2022 para 10.339 em 2025, segundo informou o CEO da empresa, André Farber.

O aumento expressivo no número de empregados – todos contratados regularmente com carteira assinada – foi possível devido às novas regras do Programa Estadual de Incentivos Fiscais (Proedi), atualizado em 2021. “Quando assumimos o governo em 2019 o antigo Proadi estava defasado, não tinha mais atratividade. O RN era o único Estado do Nordeste a não ter atualizado o programa de incentivos fiscais”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Ela lembrou que apenas 119 empresas estavam vinculadas ao Proadi e muitas haviam deixado o RN, se transferindo para outros estados em busca de melhores incentivos. “Mas reagimos, atualizamos o programa, oferecendo melhores condições para atrair investimentos. O resultado foi este como o da Guararapes e de outras empresas. Isto significa o acerto das nossas medidas, mais empregos para a população e o fortalecimento da nossa economia”, declarou. Hoje são 364 empresas.

As declarações da governadora foram reforçadas pelo secretário de Estado da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier. “Os dados mostram que o Governo do RN tomou decisões corretas que levam à geração de emprego, trabalho, renda, movimentando a economia”.

O CEO André Farber vinculou a excelência do resultado ao trabalho em conjunto com o Governo do Estado que consolidou a Guararapes como a maior fábrica de moda América Latina. “Empregamos hoje mais de 10 mil pessoas na produção, e, se somarmos as lojas e o call center, chegamos a 13 mil. Através do programa Pro-Sertão (oficinas de costura em municípios do interior), movimentamos R$ 500 milhões nos últimos cinco anos e vamos continuar crescendo com a parceria com o Governo do Estado”, afirmou.

Na reunião com a governadora, André Faber estava acompanhado dos demais integrantes da diretoria: Jairo Amorim, diretor industrial; Graziella Di Battista D’Enfeldt, diretora executiva de gente e sustentabilidade, e Silvana Lavaca, diretora jurídica, de governança e riscos.

Algodão e Costura

O Governo o RN também apoia a indústria de confecções com o programa Costura Mais RN. Desenvolvido em parceria com o Sebrae/RN e Senai, o programa tem como foco a geração de emprego e renda por meio da capacitação, empreendedorismo e crédito facilitado.

Já o programa Algodão Agroecológico, em plena expansão, envolve 1.000 famílias de pequenos produtores rurais. O Governo articula com o grupo Guararapes a aquisição da produção como forma de garantir mercado e renda às famílias produtoras. Também deverá ser ampliada a parceria com as bordadeiras, inclusive com as de Timbaúba dos Batistas, que tiveram sua arte estampada em jaquetas da delegação olímpica brasileira nos jogos de Paris em 2024.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.