23 de janeiro de 2026

Em Felipe Guerra, Toinho da Ster Bom visita maior lajedo de cavernas do RN e enaltece potencial turístico

Autor: Daniel Menezes

A Capital das Cavernas do Estado do Rio Grande do Norte, o município de Felipe Guerra, localizado na região Oeste Potiguar recebeu na sexta-feira (9) a visita do fundador do Grupo Ster Bom, empresário Antônio Leite Jales, mais conhecido como Toinho da Ster Bom.

A vinda do empresário que é considerado um dos maiores empreendedores do Nordeste do Brasil e de uma visão empresarial aguçada, teve como principal objetivo gravar o primeiro episódio do podcast Felipe Guerra-Capital das Cavernas do Estado do Rio Grande do Norte.

É no município de Felipe Guerra com uma população de mais de 6 mil habitantes, que está a maior concentração de cavernas do estado do Rio Grande do Norte, com 454 cavernas e belezas raras, além de ser um dos maiores potenciais turísticos na área espeleológico, ecoturismo e de natureza.

"Estar aqui é sentir a beleza que esse lugar nos proporciona uma verdadeira paz de espírito e da gente poder contemplar a natureza em sua plenitude” ‘, enalteceu Toinho da Ster Bom, ao lembrar do início de sua carreira quando foi mergulhador e contar detalhes da sua trajetória empresarial, na caverna dos Crotes serviu de cenário para a gravação do podcast Felipe Guerra-Capital das Cavernas do Estado do Rio Grande do Norte.

A coordenação geral da gravação do podcast Felipe Guerra-Capital das Cavernas do Estado do Rio Grande do Norte ficou na condução e apresentação do diretor executivo do projeto Lajedo do Rosário, Salomão de Medeiros Leite e a produção fotográfica na direção de fotografia, fotógrafo Humberto Lopes, assistente de fotógrafo Marcos Antônio Pessoa Monteiro, maquiador Leandro Mandu da Silva, diretor de produção de audiovisual João Felipe Miranda (Juca),operador de câmera e direção de fotografia Roberto Bezerra, operador de câmera João Paulo, diretor e operador de drone Bruno Dias e o acompanhamento pelo guia de turismo Geilson Fernandes.

Os quatro episódios serão lançados em meses alternados e disponíveis no canal do YouTube do Projeto Lajedo do Rosário no primeiro trimestre de 2026.

Em seu primeiro episódio,o podcast “Felipe Guerra-Capital das Cavernas do Estado do Rio Grande do Norte tem como patrocinadores Grupo Ster Bom, Grupo Unimetais, apoio do IDEMA, Governo do Estado do Rio Grande do Norte,Visite Rio Grande do Norte, Emprotur,Hotel e Restaurante Dona Zila,Clínica Benedita Rosário,Skinão das Malvinas, Churrascaria Avenida e Restaurante, Top Impress e Caverna Pub.

Almoço -Em um almoço de recepção ao empresário Antônio Leite Jales, o diretor executivo do projeto Lajedo do Rosário, Salomão de Medeiros Leite recebeu convidados e parceiros no Caverna Pub no bairro histórico e cultural da Cidade Baixa,quando foi servido pirão de banana verde com galinha caipira,comida típica do município de Felipe Guerra.

Entre os convidados, prefeito de Felipe Guerra, professor Salomão Gomes de Oliveira acompanhado da primeira-dama, professora Fátima Silva, secretário chefe de gabinete Gilvandro Fernandes, secretário de governo Jimmy Canuto, empresário Ussi Fernandes,casal de empresários Wanderson Brito e Leidivânia Brito.

*Felipe Guerra-Capital das Cavernas do Estado do Rio Grande do Norte*

Foi através de projeto de lei de autoria do deputado estadual Francisco do PT,por sugestão  do diretor executivo do diretor do projeto Lajedo do Rosário, Salomão de Medeiros Leite,que o município de Felipe Guerra passou a ser reconhecido Capital das Cavernas do Estado do Rio Grande do Norte.

Entre as quatro estações do ano, os cenários deslumbrantes misturam-se com as suas belas paisagens que compõem um dos lugares mais emblemáticos em terras potiguares e estando encravada na região Oeste Potiguar do estado do Rio Grande do Norte, distante da cidade de Mossoró,77 quilômetros, o município de Felipe Guerra vai muito além das 454 cavernas registradas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a sua população para o ano de 2025 é de 6.472 habitantes.

A cidade que já foi batizada com o nome de Pedra de Abelha tem em sua dimensão uma das maiores riquezas e potenciais turísticos inexplorados, entre cavernas, cachoeiras e olho d’água, Felipe Guerra é diferenciada em toda a sua plenitude embora seja um município de porte pequeno a sua população, mas com imensos potenciais.

Dos trinta e cinco municípios com cavernas registradas em terras potiguares, o município de Felipe Guerra foi reconhecido através da Lei nº 11.869, de 2 de agosto de 2024 como Capital das Cavernas do Estado do Rio Grande do Norte.

 O projeto para reconhecimento foi de autoria do deputado estadual Francisco Medeiros (PT/RN) e sancionado pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, em 2 de agosto de 2024.

“A constatação sobre a imensurável riqueza geográfica das cavernas é um dos grandes potenciais para serem explorados e com valores incomensuráveis para o desenvolvimento econômico, cultural, histórico, ambiental e consequentemente para a geração de empregos e renda para o município de Felipe Guerra”, ressaltou o autor da proposta o deputado estadual Francisco Medeiros.

*Foto:Legenda:Empresário Toinho da Ster Bom na Caverna dos Crotes no município de Felipe Guerra*.Foto.Humberto Lopes.Divulgação/Projeto Lajedo do Rosário

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.