18 de janeiro de 2026

Alerta no tabuleiro: PL já soma 8 votos e pode decidir eleição indireta no RN

Autor: Daniel Menezes

Um sinal de alerta foi acionado no tabuleiro político do Rio Grande do Norte. Levantamento da Tribuna do Norte, que é bem razoável, lembra que o Partido Liberal já controla 8 dos 24 votos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, número suficiente para transformar a sigla em fiel da balança numa eventual eleição indireta para o governo do Estado.

O dado expõe um risco político para o grupo governista: qualquer estratégia que presuma controle automático do plenário ignora que o PL, organizado, disciplinado e que promete seguir a ordem de Rogério Marinho, o presidente estadual da agremiação, pode arbitrar o resultado ou impor condições. Em um cenário de eleição indireta, onde cada voto pesa, subestimar esse bloco pode custar caro.

PS. Há ainda os deputados que já se aproximam de Allyson Bezerra, o líder nas pesquisas. O bloco do governo é hoje minoritário. E detalhe - a eventual eleição indireta ocorrerá com o governismo já fora da cadeira. A máquina estaria no momento sendo gerida por um membro do Tribunal de Justiça. Daí que, para manter a máquina, Fátima teria de confiar na palavra dos deputados para votar em seu candidato.

PS.2. Há outro dado ainda não percebido por analistas - nada impede que, a depender do cenário, os interesses de Rogério e Allyson apresentem convergência pontual para retirar do PT o controle da máquina, facilitando uma derrota do partido em eventual eleição indireta.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.