14 de janeiro de 2026
Jornalista Habyner Lima se consolida no cenário investigativo e jornalismo digital após nova viralização
Autor: Daniel Menezes
O jornalista Habyner Lima vem se consolidando como um dos nomes em ascensão no jornalismo digital e investigativo após a viralização de mais um conteúdo em suas redes sociais. Em apenas sete meses de atuação com produção autoral de vídeos informativos, Habyner alcançou a marca de 10 mil seguidores, impulsionado por uma reportagem que ultrapassou 600 mil visualizações e segue em crescimento, com diversos vídeos com centenas de milhares de visualizações o perfil dele vem furando a bolha constantantemente.
O vídeo recente aborda o caso de um adolescente que compareceu a uma formatura usando um uniforme com referências ao nazismo, o conteúdo inicialmente foi apurado pelo jornalista Bruno Barreto do @blogdobarreto . O conteúdo está tendo ampla circulação nas redes sociais e gerou debate público sobre extremismo, simbologia nazista e responsabilidade social, temas recorrentes no trabalho do jornalista.
Com linguagem acessível e foco em informação contextualizada, @habyner_ tem se destacado por produzir conteúdos curtos, porém explicativos, voltados a assuntos de interesse público. A proposta é unir apuração jornalística com formatos adequados às redes sociais, alcançando todos os públicos.
Ao comentar a repercussão do trabalho, o jornalista afirma que os números são consequência do compromisso com a qualidade. “É gratificante saber que o trabalho vem tendo essa repercussão. Eu, particularmente, não fico preso a esses números. Procuro trabalhar e entregar os vídeos com a maior qualidade e cuidado possível”, destacou.
Com a proximidade do período eleitoral, Habyner também chama atenção para o aumento da desinformação nas redes. Segundo ele, a próxima eleição deve ser marcada por um volume ainda maior de fake news. “O período eleitoral deste ano será algo sem precedentes. Quem não valorizar os profissionais de comunicação vai passar perrengue com a quantidade de fake news que vai surgir. É importante se cercar de profissionais que entendem as redes sociais para construir a melhor estratégia nesse período”, afirmou.
A atuação de Habyner Lima reforça uma tendência cada vez mais presente no jornalismo contemporâneo: o uso das plataformas digitais como ferramentas centrais para informar, investigar e disputar narrativas em um ambiente marcado pela velocidade da informação e pela desinformação.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.