7 de janeiro de 2026

EUA dizem que continuarão ditando decisões de autoridades da Venezuela

Autor: Daniel Menezes

CNN - A Casa Branca afirmou nesta quarta-feira (7) que o governo de Donald Trump permanece em contato próximo com as autoridades interinas da Venezuela e que as decisões delas continuarão sendo ditadas pelos Estados Unidos.

"Continuamos em coordenação próxima com as autoridades interinas [da Venezuela] e as decisões delas continuarão a ser ditadas pelos Estados Unidos", disse a secretária de imprensa Karoline Leavitt em coletiva.

Ela pontuou ainda que os EUA têm "influência máxima" sobre as autoridades venezuelanas, mas não deu mais detalhes.

Delcy Rodríguez, vice de Nicolás Maduro, assumiu a Presidência da Venezuela interinamente nesta semana. A CIA, agência de inteligência dos EUA, avaliou que lideranças leais ao ditador, incluindo Rodríguez, são melhores para manter a estabilidade do país, segundo reportagem do Wall Street Journal.

Ainda durante a coletiva desta quarta, Leavitt afirmou que é cedo para prever eleições na Venezuela.

Outro ponto levantado pela secretária de imprensa da Casa Branca é que Donald Trump teria dito a Nicolás Maduro que usaria as Forças Armadas caso ele não fizesse um acordo com os Estados Unidos.

Maduro e a esposa foram capturados em uma grande operação militar no dia 3 de dezembro, em que tropas dos EUA invadiram a capital Caracas.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.