20 de dezembro de 2025
Carreta de Saúde da Mulher amplia acesso a exames e consultas na Grande Natal
Autor: Daniel Menezes
O município de Parnamirim recebeu, nesta sexta-feira (19), a primeira Carreta de Saúde da Mulher, equipamento integrante do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A unidade é a primeira entregue no Rio Grande do Norte, de um total de três que estão previstas para o estado, e vai atender a população da Região Metropolitana.
A governadora Fátima Bezerra fez a entrega junto com representantes do Ministério da Saúde. Ela lembrou do esforço para trazer o programa para o estado.
“Agradeço ao governo federal e ao ministro da Saúde, com quem fiz gestão para que não só o Rio Grande do Norte fosse incluído no programa, mas para que essas carretas chegassem o quanto antes ao nosso estado. E graças a Deus a primeira já chegou, está aqui em Parnamirim, não só para atender esta cidade, mas a toda a região metropolitana. Vai ter carreta chegando para a região Oeste, e vai ter carreta chegando também para o Seridó”, destacou a governadora.
A carreta é equipada para consultas especializadas e serviços voltados à prevenção e cuidados da saúde integral da mulher com foco na prevenção e detecção precoce de câncer. Ela está instalada no Parque Aristófanes Fernandes, onde permanecerá por um período de 30 dias, com funcionamento de segunda a sábado, e capacidade de atender cerca de 1.800 mulheres por mês.
“Isso significa o SUS chegando cada vez mais perto das pessoas que precisam. E com o tema saúde da mulher, tão importante do ponto de vista das consultas ginecológicas, dos exames de prevenção e das consultas especializadas”, celebrou Fátima.
O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, explica que as carretas devem atender várias regiões do Estado, de forma itinerante, indo aos locais onde forem identificadas as maiores demandas da especialidade que a carreta oferece.
“Apesar de estarmos entregando aqui em Parnamirim, essas unidades são itinerantes. É importante saber que começa aqui, mas ela deve ficar cobrindo as cidades que encontrarmos déficit dessas necessidades”, explica Alexandre Motta.
O secretário adiantou também que as unidades estão prontas para o início do atendimento, dependendo apenas de ajustes junto aos municípios. “Na medida em que a secretaria coloque a fila de pessoas a serem atendidas, a gente já deve começar logo”.
Nilda Cruz, prefeita de Parnamirim, agradeceu o empenho do Governo do RN para levar a unidade para a cidade, destacando o quão importante ela será para as mulheres parnamirinenses.
“Esta carreta vem fortalecer várias especialidades da nossa saúde. As nossas mulheres terão direito, seguindo a fila, a diversos procedimentos. Aqui elas poderão fazer uma ultra mamária, uma transvaginal, a mamografia, dentre outros exames tão importantes para a prevenção da saúde da mulher”, destacou Nilda.
Mais duas carretas chegarão ao RN
Jalmir Simões, superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, explicou que esse é apenas o primeiro passo do programa no estado. Outras duas unidades, com especialidades distintas, devem chegar em breve ao RN.
“A carreta é apenas um dos componentes do programa Agora Tem Especialistas. Elas são em três tipologias diferentes, sendo esta de Parnamirim voltada à saúde da mulher, mas outras duas, que devem chegar para atender a população potiguar em outras regiões do estado, sendo uma com atendimentos voltados à oftalmologia e outra carreta voltada a diagnóstico por imagem, chegarão em breve”, explicou o gestor.
Os três veículos atenderão todas as regiões do RN. Cada uma das carretas tem um investimento de cerca de R$ 700 mil por mês para manutenção.
Além das autoridades já citadas, também estiveram presentes na solenidade o secretário estadual de Assuntos Federativos, Luciano Santos; a deputada estadual Divaneide Basílio; o secretário de Saúde de Parnamirim, Lealdo Pezzi; Thayline Silva, represente do AgSUS; o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, César Maia; Sâmara Figueiredo, vice-presidente do Cosems; além de vereadores e secretários municipais.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.