17 de dezembro de 2025

Lula anuncia saída de Celso Sabino do Turismo; União Brasil pediu cargo após expulsar ministro

Autor: Daniel Menezes

G1 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo ao final da reunião ministerial nesta quarta-feira (17), informaram fontes.

Segundo esses interlocutores, o União Brasil, que indicou Sabino, pediu o cargo após ministro ser expulso de partido.

O indicado para substituir Celso Sabino é Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB). O nome foi confirmado pelo senador Efraim Filho (União-PB), líder do partido.

Damião Feliciano é um dos coordenadores da bancada evangélica e da bancada negra na Câmara. O nome para ocupar a vaga deixada por Sabino também foi negociado com a ala governista do partido.

 

A reportagem apurou que Gustavo Feliciano foi avalizado pelo presidente do partido, Antônio de Rueda – que havia anunciado o desembarque do partido do governo.

O movimento de colocar um evangélico no cargo é considerado mais um aceno de presidente Lula para esse segmento do eleitorado.

 Lula  durante a cerimônia de posse do ministro do Turismo, Celso Sabino, no Palácio Planalto, em Brasília - 3 de agosto de 2023. — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Lula durante a cerimônia de posse do ministro do Turismo, Celso Sabino, no Palácio Planalto, em Brasília - 3 de agosto de 2023. — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Sabino foi expulso do União Brasil no final do mês depois que dirigentes do partido entenderam que ele cometeu infidelidade partidária ao desrespeitar uma ordem e permanecer — contra a vontade da cúpula da legenda — à frente do ministério.

Segundo auxiliares do presidente Lula, o União pediu ao governo a cadeira do ministério de volta após a decisão de expulsar Sabino. O acordo foi negociado entre o partido e a ala política do Planalto.

 

A saída de Sabino do governo foi anunciada quando a reunião ministerial na Granja do Torto já havia terminado. Sabino deve sair candidato ao Senado nas eleições do ano que vem.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.