16 de dezembro de 2025
MPRN deflagra operação contra esquema criminoso em prefeitura do RN
Autor: Daniel Menezes
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira (16) a Operação Ventania, com o objetivo de desarticular um suposto esquema criminoso que atuava na Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento. Segundo o MPRN, o grupo investigado é suspeito de contratação direta ilegal, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
De acordo com a investigação conduzida pela Procuradoria-Geral de Justiça, já foram identificadas movimentações financeiras atípicas e vultosas envolvendo os investigados e suas pessoas jurídicas. O esquema, segundo o MPRN, seria articulado por um grupo familiar e empresarial, utilizando diversas empresas, algumas apontadas como de fachada, para movimentar e ocultar valores desviados de contratos públicos.
No centro das apurações estão contratações diretas suspeitas realizadas pela Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento, envolvendo procedimentos de inexigibilidade e dispensas de licitação. Uma análise bancária revelou, por exemplo, o saque de R$ 730 mil da conta de uma empresa de contabilidade, seguido do depósito simultâneo em uma empresa recém-criada, apontada como de fachada para dissimular a origem e o destino dos recursos.
A Operação Ventania cumpriu mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento, na Câmara Municipal de Bento Fernandes, além de residências e empresas localizadas em Natal, Parnamirim, Caiçara do Rio do Vento, Bento Fernandes, Galinhos e João Pessoa, na Paraíba. A ação contou com a participação de 10 promotores de Justiça, 37 servidores do MPRN e 40 policiais militares, com o apoio do Ministério Público da Paraíba por meio do Gaeco.
O material apreendido será analisado para verificar se há envolvimento de outras pessoas no esquema e se ocorreram outros crimes pelo grupo investigado.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.