11 de dezembro de 2025
Após discussões, Câmara de Natal autoriza Prefeitura solicitar empréstimo de R$ 660 milhões
Autor: Daniel Menezes
Da 98fm - As Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Natal aprovaram, após segunda discussão nesta quinta-feira (11), o Projeto de Lei Complementar nº 20/2025, de autoria do Chefe do Poder Executivo. Agora, o projeto segue para a sanção do prefeito Paulinho Freire (União Brasil).
- A proposta autoriza o Município a contratar operações de crédito de até R$ 660 milhões com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e segue agora para apreciação do plenário.
Durante votação realizada em segunda discussão, votaram contrários ao projetos os vereadores Samanda Alves (PT) e Daniel Valença (PT).
O projeto permite a contratação de financiamentos no âmbito dos programas Pró-Cidade, Pró-Moradia, Pró-Transporte e Saneamento para Todos, além de viabilizar operações vinculadas a propostas aprovadas no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal.
Segundo o Executivo, as operações integram um plano de investimentos em infraestrutura urbana, social e econômica, voltado ao enfrentamento de problemas históricos da capital, como deficiências na mobilidade, carências de drenagem urbana, precariedade da infraestrutura nas zonas Norte e Oeste, além da necessidade de impulsionar o turismo e ampliar a capacidade habitacional e produtiva da cidade.
Relator da matéria, o vereador Kleber Fernandes (Republicanos) destacou as condições oferecidas pelas linhas de crédito. “O município terá acesso a juros bem menores que os de mercado, carência de cinco anos e prazo total de até 30 anos. Essas obras tendem a gerar retorno financeiro e vão incrementar as receitas de Natal”, afirmou.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.