9 de dezembro de 2025

Glauber "vive da lógica dos extremistas que critica", diz Hugo Motta

Autor: Daniel Menezes

Durante a sessão plenária desta terça-feira (9), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), se pronunciou a respeito do tumulto envolvendo a ocupação do deputado Glauber Braga (Psol-RJ) na Mesa Diretora. O presidente criticou a conduta do parlamentar, afirmando que ele adota em seu próprio discurso a mesma retórica extremista que atribui à oposição.

"Quem se diz defensor da democracia, mas agride o funcionamento das instituições, vive da mesma lógica dos extremistas que tanto critica. O extremismo não tem lado, porque para o extremista só existe um lado, o seu próprio. E quem só enxerga o próprio lado nega o outro, nega o debate, nega o pluralismo e acaba negando a própria democracia", disse Hugo Motta.

Glauber Braga ocupou a Mesa Diretora em protesto à inclusão na pauta de quarta-feira (10) do relatório do Conselho de Ética favorável à sua cassação por quebra de decoro parlamentar. O congressista afirmou que permaneceria na cadeira da presidência "até o limite das minhas forças", e se recusou a sair após intervenção da Polícia Legislativa, que o retirou à força.

"A cadeira da presidência não pertence a mim, ela pertence à República, pertence à democracia, pertence ao povo brasileiro. E nenhum parlamentar está autorizado a transformá-la em instrumento de intimidação, espetáculo ou desordem. Deputado, pode muito, mas não pode tudo. Na democracia, ele pode tudo dentro da lei e dentro do regimento. Fora disso, não é liberdade, é abuso", declarou o presidente.

Hugo Motta também ressaltou que, independente de questionamentos de mérito sobre cassações, faz parte de seu papel institucional a garantia do rito. "A Câmara não se curvará a esse tipo de conduta, nem hoje, nem nunca. A minha obrigação como presidente desta Casa é proteger o Parlamento. E foi isso que fiz ao seguir rigorosamente os protocolos de segurança e o regimento interno".

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.