8 de dezembro de 2025
Câmara de Natal entrega primeira Comenda Marcos Dionísio de Direitos Humanos
Autor: Daniel Menezes
A Câmara Municipal de Natal realiza, nesta terça-feira (9), às 18h30, a Primeira Sessão Solene de entrega da Comenda Marcos Dionísio de Direitos Humanos. A cerimônia, proposta pela vereadora Samanda Alves (PT), acontecerá no Plenário Érico Hackradt e marca a estreia da nova honraria criada para reconhecer pessoas, entidades e movimentos que se destacam na promoção dos direitos humanos na capital potiguar. No mesmo evento, será entregue o Título de Cidadão Natalense ao Defensor Público-Geral do Estado, Clístenes Mikael de Lima Gadelha.

Instituída por projeto de autoria do então vereador Pedro Gorki, a Comenda Marcos Dionísio homenageia anualmente quem atua na defesa dos direitos humanos, na promoção da educação em direitos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A premiação também reforça o legado do advogado e educador popular Marcos Dionísio Medeiros Caldas, referência histórica na defesa da dignidade humana no Rio Grande do Norte. A sessão ocorre na véspera do Dia Internacional dos Direitos Humanos, conectando a iniciativa à agenda global de valorização das liberdades fundamentais, enfrentamento às desigualdades e promoção da dignidade humana.

Ao todo, 23 pessoas, coletivos e instituições serão agraciados. Entre os homenageados estão: governadora Fátima Bezerra; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra–RN; Armélli Brennand; Pedro Gorki; Marcos Dionísio (in memoriam); deputada Natália Bonavides; João Maria de Oliveira; Lygia Godoy; Arthur Gabriel de Freitas Pereira; Daniel Pessoa; Coletivo Leila Diniz; Centro Sócio-Pastoral Nossa Senhora da Conceição; Movimento Nacional da População de Rua–RN; GAMI – Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes; CEDECA – Casa Renascer; ATTRANSPARÊNCIA RN; Projeto Africores; professor Francisco Augusto Cruz de Araújo; Centro de Direitos Humanos e Memória Popular; Centro de Referência em Direitos Humanos – Marcos Dionísio (CRDH/UFRN); Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (COEDHUCI); Clístenes Gadelha; e professora Maria da Conceição Fraga.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.