30 de outubro de 2025

Idema e Semurb acertam “pacto de silêncio” após reunião sobre Parque Linear

Autor: Daniel Menezes

Do SAIBA MAIS

Por Alisson Almeida

A Prefeitura de Natal e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) combinaram fazer um “pacto de silêncio” após a reunião realizada na última quarta-feira (29), mediada pelo Ministério Público federal (MPF) e o Ministério Público do Estado (MP-RN), para discutir o projeto do Parque Linear.

A reunião contou com a participação do Idema e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), além das Procuradorias do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), apesar de convidada, não enviou representante para o encontro.

O diretor técnico do Idema, Thales Dantas, disse que a reunião, após uma semana de polêmicas com a troca de notas públicas entre o Idema e a Semurb, demonstrava a “maturidade institucional de ambas as partes”.

“O Governo do Estado, desde que foi colocada a nota com o posicionamento oficial do Idema sobre o Parque Linear, caracterizou essa possibilidade de sentar à mesa para dialogar. O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado tiveram esse papel de mediação. Nós aceitamos o convite, o município também, a gente ficou muito feliz nesse sentido, porque, se até os presidentes Lula e Donald Trump podem sentar para conversar, o governo estadual e o município também podem dialogar para resolver seus problemas”, comentou.

A reunião terminou “sem acordo”, segundo a Procuradora do Estado, Marjorie Madruga, que afirmou que “não houve avanço em nenhum dos pontos”. Ficou definida que haverá uma nova conversa, também mediada pelo MPF e pelo MP-RN, para tentar dirimir as divergências entre a Prefeitura de Natal e o Governo do RN sobre a concepção do projeto do Parque Linear.

Parte da área indicada pela Prefeitura de Natal para implantar Parque Linear fica em zona primitiva de proteção integral, onde não são vedadas construções. Foto: João Vital

A questão central envolve a área onde seria construído o Parque Linear. O município pretende implantar o novo espaço urbano às margens da Av. Engenheiro Roberto Freire, em uma área da Unidade de Conservação do Parque das Dunas.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.