28 de outubro de 2025

NÃO CAIA EM FAKE NEWS - Emendas de Natália Bonavides para a construção de estações de trem estão em plena execução, atesta CBTU

Autor: Daniel Menezes

NOTA - São totalmente mentirosas e sem fundamento as declarações da vereadora bolsonarista da base de Paulinho Freire e publicadas no jornal Diário do RN sobre os recursos destinados pelo nosso mandato para a construção das estações de trem, em Natal.

A quem interessa esse tipo de abordagem mentirosa? Uma capa deste jornal e uma parlamentar bolsonarista sugerem, de forma caluniosa, mau uso do dinheiro público quando destinamos recursos para realização de obras na nossa capital. É mentira que exista emenda de nosso mandato sob suspeita. Afinal, ao contrário do que a manchete esconde, a matéria reconhece que a vereadora não encaminhou nenhuma prova da acusação. Por isso, não dá para não fazer a pergunta: qual o interesse público que justifica publicar uma manchete que divulga uma acusação infundada? De dentro do seu gabinete, a vereadora também não viu as construções das mencionadas estações de trem em andamento e disse que não há obra em curso. Tudo mentira.

Direcionamos R$8,3 milhões para em emendas de bancada para a construção de estações de trem nos bairros Cidade da Esperança, Quintas, Planalto, Potengi e no conjunto Nova Natal. Recursos que vão servir para melhorar a vida do povo da nossa capital. Como sempre, o que norteia as ações do nosso mandato é a garantia de melhorias para a vida do povo potiguar. São obras que estão em andamento, como confirma a própria Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e que seguem os trâmites normais para a sua realização.

O vereador Daniel Valença pediu informações à CBTU, durante de ataques que já haviam sido feitos por vereadores da base do prefeito, e recebeu resposta transparente do órgão: as obras ocorrem normalmente. O ofício é público, está disponível. E este jornal poderia ter verificado. A estratégia da extrema-direita sempre foi a de se sustentar em cima de mentiras para tentar se projetar politicamente, já que não tem nada a mostrar.

Diante do protagonismo que o nosso mandato tem ganhado em virtude do trabalho que temos realizado, e com a aproximação do período eleitoral do ano que vem, os ataques à nossa atuação aumentam. Tudo o que as figuras nefastas da extrema direita buscam é ganhar alguma notoriedade e visibilidade, em uma tentativa de rivalizar para se projetar. Com discursos falsos e difamatórios, conseguem espaço em canais de comunicação igualmente irresponsáveis, em busca de likes nas redes sociais e mais visualizações.

Mesmo sabendo da estratégia da vereadora extremista da base de Paulinho Freire, de usar fake news para tentar ganhar notoriedade diante de sua inexpressiva atuação como parlamentar, não poderia ignorar a grave acusação que foi feita contra mim e contra o nosso mandato. Trabalhamos com responsabilidade, com zelo pela coisa pública e não vamos permitir esse tipo de insinuação criminosa sobre a nossa atuação.

Vale destacar que este jornal publicou a desinformação sem a mínima checagem dos fatos, ou sem pedir um posicionamento antes de fazer uma capa que teve a intenção nítida de fazer uma matéria sensacionalista tentando associar a deputada a algo ilícito. A manchete desrespeitou o que se espera do jornalismo. Crimes como lavagem de dinheiro talvez possam ser mais facilmente buscados em parlamentares que protegem os sites de apostas, fintechs que protegem criminosos, sonegadores e operadores de esquemas de desvio de dinheiro público. De nossa parte, do mandato de Natália Bonavides, seguiremos zelando pelo que é público e pelos recursos do povo.

Acionamos o nosso setor jurídico e as medidas legais estão sendo encaminhadas. Zelamos pela transparência, bom uso dos recursos públicos e pela cordialidade na disputa de ideias divergentes dentro do campo da política. Mas não vamos tolerar o uso de fake news e manipulação da informação como ferramentas nessa disputa.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.