26 de outubro de 2025

Até onde vai a oposição de Rogério Marinho ao governo Lula?

Autor: Daniel Menezes

Faço essa pergunta porque aprendi com um velho florentino que a prática vale mais do que o discurso. 

Líder da oposição, Rogério Marinho faz críticas no twitter contra o PT e contra o STF. Tirando isso, o que mais acontece? É uma pergunta com pitada de desconfiança pelo que será narrado a seguir.

Chama atenção o fato de que Marinho é hoje o segundo em liberação de emendas pix. Como isto é possível? Mais do que agentes de situação... Isto é gratuito? Fruto do acaso? Algo acertado com o governo ?

A "briga" entre os polos geralmente costuma acontecer na frente dos holofotes. Excessão feita a políticos mais radicais, membros de oposição e governistas precisam conviver. E até aonde vai o convívio de Marinho com o PT?

Mais um dado - recentemente, o líder do PL Sostentes Cavalcante entrou na CPMI do INSS para "reforçar o time". Apesar de enfatizar que “confia muito no trabalho do Rogério Marinho para reorganizar a base novamente”, falou em mudança de estratégia. A imprensa nacional alega que Marinho procura aprovar o relatório em proposição pelo relator da comissão.

O afago público tentou - em vão - encobrir a divergência em que Sostenes ingressou em busca de maior combatividade. Enquanto Marinho articula por um relatório, Sostenes quer maior enfrentamento para desgastar o governo em prol de 2026. Marinho quer o ambiente da CPMI morno enquanto seu correligionário procura espalhar brasa.

Como CPMI sempre tende a atrapalhar mais o governo do que a oposição, a temperatura pregada por Marinho acaba ajudando o executivo a atravessar mais esta disputa sem grande entrevero.

Pois é.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.