24 de outubro de 2025

‘A gov tá on’: Fátima Bezerra aposta em novo formato de comunicação nas redes

Autor: Daniel Menezes

DO AGORA RN

De olho nas eleições de 2026 e na recuperação dos índices de popularidade de sua gestão, a governadora Fátima Bezerra (PT) tem apostado em um novo formato de comunicação para as redes sociais. Nos últimos dias, a conta da governadora no Instagram – onde ela tem 323 mil seguidores – passou por uma repaginada e adotou um estilo mais despojado e informal nas publicações, na busca de produzir um conteúdo que atraia maior interesse do público.

Uma das marcas da mudança é a criação de uma vinheta com jingle chamada “A gov tá on” – usada como etiqueta para apresentação de ações do governo. Além disso, a conta tem apelado a memes e linguagem informal, como a expressão “teje asfaltado”, usada pela governadora para listar investimentos em estradas.

Galeria de 3 Imagens (2)

‘A gov tá on’: Fátima Bezerra aposta em novo formato de comunicação nas redes - Fotos: Reprodução

Em um dos posts, a governadora foi até substituída por um avatar – na simulação de uma conversa entre ela e o secretário de Fazenda, Cadu Xavier, seu pré-candidato a governador, para anunciar ações em segurança pública. A inspiração é um vídeo viral do TikTok. “Sei de nada não. Mas se prepara. Vem aí uma coisa muito forte”, dizia a personagem do post.

A tentativa é clara: modernizar a imagem da governadora, que já tem 70 anos de idade e caminha para disputar uma nova eleição, desta vez como candidata ao Senado.

A conta institucional do governo também tem passado por mudanças. Desde março, a gestão estadual trabalha a campanha “Olha aí, o trabalho taí”, veiculada em canais de comunicação diversos, incluindo jornais impressos.

Galeria de 3 Imagens (3)

A tentativa é de modernizar a imagem da governadora – Fotos: Reprodução

O secretário estadual de Comunicação, Daniel Cabral, afirma que uma nova fase da campanha institucional será lançada em novembro. Ele diz que a linguagem simples tem o objetivo de “aproximar mais as pessoas dos assuntos institucionais.” Além disso, a gestão tem usado outras estratégias, como maior investimento em tráfego pago e impulsionamento de conteúdo.

“O desafio é fazer com que o público tenha interesse no que está vendo. É preciso evitar o scrolling por desinteresse (movimento de rolar a página no feed das redes sociais). Queremos prender a atenção e não deixar o público ‘scrollar’ tudo que for governamental. Isso só se consegue quebrando a sisudez e a formalidade”, conta o secretário.

Sobre a conta pessoal da governadora, Daniel Cabral conta que o tratamento é diferente daquele dado ao institucional. Há uma equipe dedicada às redes da governadora, em um trabalho financiado pelo PT, que “implementou um grupo de excelentes profissionais que estuda, roteiriza e desenvolve uma estratégia”.

O foco, diz Daniel Cabral, é o equilíbrio entre a naturalidade de Fátima Bezerra e a variação de formatos.

Ele afirma que as redes pessoais da governadora sempre tiveram bons resultados, mas que a equipe vem variando formatos para atrair ainda mais engajamento. “Sem dúvidas, é o veículo de maior força de contato rápido que ela possui. E sempre foi tudo orgânico, sem investimento em impulsionamento. Os mais de 323 mil seguidores que a governadora tem no Instagram, por exemplo, sempre engajaram em publicações nas quais ela, na sua simplicidade e verdade, era a figura principal”, resume Cabral.

O secretário acrescenta que a mudança radical já mostrou que não era viável. “Era preciso equilibrar. Continuar com a sua naturalidade e, aos poucos, ir trazendo novos elementos”, explica o secretário. “Estamos muito confiantes que será mais um sucesso”, projeta Daniel.

Daniel Cabral Secom RN (1)

Secretário estadual de Comunicação, Daniel Cabral – Foto: José Aldenir / AgoraRN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.