23 de outubro de 2025
Governo reorganiza distribuição de cargos a aliados
Autor: Daniel Menezes
CNN - A articulação política do Palácio do Planalto tem buscado o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes para reorganizar a base na Casa.
Outros partidos da base deverão ser consultados para discutir a distribuição de espaço no terceiro escalão: Republicanos, PSD, União Brasil e PDT poderão contemplar deputados que votarão com o governo daqui por diante.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann esteve com Hugo, o líder do PP, Dr. Luizinho (RJ) e o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), nesta quarta-feira (22), para pedir ajuda ao partido de centro-direita e aprovar matérias de interesse ao governo.
Antes, no domingo (19), Hugo já havia conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em reservado, no Palácio do Alvorada.
Aliados do presidente da Câmara avaliam que Lula buscará dar maior poder a Hugo a fim de melhorar a aprovação do governo na Casa.
O Planalto precisará da boa vontade dos deputados para aprovar os projetos que deverão compensar a derrota da MP alternativa ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Até agora, os projetos não chegaram à Câmara. Hugo Motta disse, nesta quarta, que a relação entre a Casa e o governo ainda "tem muito o que melhorar".
A defesa de aliados de Hugo é para o governo repassar cargos do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) ao atual chefe da Casa, a fim de redirecionar o poder de negociação a Hugo, mas Lira mantém forte influência sobre o Executivo, por exemplo, ainda com o comando da Caixa Econômica Federal.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.