19 de outubro de 2025
Trump publica vídeo gerado por IA em que despeja fezes sobre manifestantes
Autor: Daniel Menezes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou neste domingo 19 um vídeo gerado por inteligência artificial em que aparece pilotando um avião militar e lançando “bombas” que se assemelham a fezes sobre manifestantes dos protestos “No Kings” (“Sem Reis”).
O vídeo foi divulgado na rede social Truth Social e mostra Trump usando uma coroa enquanto pilota uma aeronave com os dizeres “King Trump” (“Rei Trump”, em inglês) na lateral. O Partido Republicano havia minimizado as manifestações, chamando-as de “protestos antiamericanos”.

Vídeo publicado por Trump mostra presidente pilotando avião com o nome “King Trump” e lançando bombas sobre manifestantes - Foto: Reprodução
Esta foi a terceira mobilização em massa desde o retorno de Trump à Casa Branca. Os atos ocorreram durante a paralisação do governo americano, que suspendeu serviços federais e acentuou tensões entre o Executivo, o Congresso e o Judiciário.
Milhares de pessoas participaram dos protestos em diferentes cidades do país. Houve concentração na Times Square, em Nova York, e manifestações em Boston, Atlanta, Chicago, Washington e Los Angeles. As mobilizações tiveram bandas marciais, faixas com o preâmbulo “We, the people” (“Nós, o povo”) da Constituição dos EUA e participantes fantasiados.
Organizadores afirmaram que o enfrentamento do governo com o Congresso e os tribunais representa um risco de avanço autoritário. O shutdown começou após o Congresso não aprovar o orçamento que manteria o financiamento federal. Com isso, milhares de servidores foram colocados em licença e parte dos que atuam em serviços essenciais trabalha sem garantia de pagamento.
Em Washington, o veterano da Guerra do Iraque Shawn Howard disse à agência Associated Press que nunca havia participado de um protesto, mas decidiu ir às ruas por considerar que há “desrespeito à lei” por parte da administração Trump. Segundo ele, as detenções migratórias sem devido processo e o uso de tropas em cidades americanas são atitudes “antiamericanas” e indícios de erosão da democracia.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.