19 de outubro de 2025
Netanyahu anuncia que tentará reeleição para cargo de primeiro-ministro em 2026
Autor: Daniel Menezes
Estadão - O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, anunciou que tentará se eleger para um novo mandato nas próximas eleições, previstas para outubro de 2026.
O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu. Foto: Andrew Caballero-reynolds/ANDREW CABALLERO-REYNOLDS
A declaração foi feita hoje, 18, enquanto concedia entrevista à emissora de televisão israelense Canal 14. Questionado se pretendia disputar o cargo de primeiro-ministro nas próximas eleições, respondeu afirmativamente.
Líder do partido de direita Likud, Netanyahu é o primeiro-ministro que passou mais tempo à frente do governo israelense: 18 anos no total, com algumas interrupções, desde 1996.
Ainda na entrevista à emissora, Netanyahu afirmou que a guerra em Gaza terminará assim que for concluída a segunda fase da trégua, que estabelece o desarmamento do movimento islamista palestino Hamas.
“A Fase B também envolve o desarmamento do Hamas, ou mais precisamente, a desmilitarização da Faixa de Gaza e, antes disso, o confisco das armas do Hamas”, disse Netanyahu à emissora de TV israelense Canal 14.
“Quando isso for alcançado com sucesso — espero que de maneira fácil, mas, se não, de forma contundente — então a guerra terminará”, acrescentou, depois que o braço armado do Hamas, as Brigadas Ezzedine al Qassam, anunciou que entregará os corpos de dois reféns.
* Com informações da agência AFP.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.