2 de outubro de 2025

A prefeitura do Natal busca o conflito em proposta de construção do parque linear

Autor: Daniel Menezes

O secretário da Semurb Thiago Mesquita cobra diálogo ao IDEMA e estudo técnico sobre local proposto para o parque linear, segundo ele, pelo IDEMA de maneira distinta ao que a Prefeitura propôs. Mas há mais elementos em jogo.

Ele oculta que a Prefeitura votou a favor do local apontado pelo IDEMA no conselho gestor do parque das dunas do qual a prefeitura e o exército fazem parte. Portanto, o "novo" local não é novo e nem foi proposto pelo IDEMA, mas pelo próprio conselho gestor do parque das dunas com a participação da prefeitura.

Os membros do conselho só souberam depois da proposta da prefeitura pela imprensa. Ele também oculta que há um parecer técnico, plano de manejo, para o espaço e que também foi aprovado pela prefeitura. Ou seja, a solicitação por estudo técnico não passa de diversionismo retórico para passar a impressão de que há uma mera sugestão carente de tecnalidade.

Obviamente, ao ir pra cima do IDEMA, quando na verdade as decisões e estudos foram colegiados com a presença ativa da prefeitura do Natal, Mesquita reedita disputa entre prefeitura e oposição.

A proposta do conselho que a prefeitura votou a favor parece bastante razoável, que é aproveitar área já degradada e integrada ao plano de manejo de menor impacto. O problema é que retiraria o protagonismo eleitoral em torno do parque, que é o que Paulinho Freire quer produzir para 2028. Daí a perspectiva belicosa.

Veja as afirmações de Thiago Mesquisa aqui.

E as informações ocultadas por ele aqui.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.