28 de setembro de 2025
Próximas gestões estaduais acabarão fazendo nova reforma da previdência
Autor: Daniel Menezes
A previdência estadual saltou de um número de 24 mil aposentados e 9 mil pensionistas em 2010 para 47.637 aposentados e 12.977 pensionistas, num universo de 114.640 servidores, agora em 2025. Ainda há uma perspectiva de crescimento de mais 16 mil servidores se aposentando nos próximos dez anos. Os dados foram veiculados pela Tribuna do Norte.
Ora, só há duas saídas e que, acredito, serão implementadas nos próximos anos - 1. forçar os poderes a contribuir; 2. fazer nova reforma da previdência com aumento de contribuição e/ou incremento da faixa daqueles que contribuem. Não é um desejo deste missivista. Só enxergo que ela acabará sendo feita pelas próximas gestões. Trata-se, portanto, de análise realista sobre o modo como esse revés será enfrentado.
Hoje, o governo coloca 150 milhões de recursos próprios para cobrir o déficit todos os meses. Se tivéssemos o fundo previdenciário, a situação poderia ser melhor. Ocorre que Rosalba Ciarlini e Robinson Faria rasparam tudo para pagar salários no passado.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.