27 de setembro de 2025
URGENTE - Governo Trump está se preparando para atacar alvos do narcotráfico dentro da Venezuela, segundo TV
Autor: Daniel Menezes
ESTADÃO - WASHINGTON - O governo Trump está elaborando planos para combater o narcotráfico dentro da Venezuela, com potenciais bombardeios no país, de acordo com informações da rede americana NBC News. Os bombardeios poderiam começar em questão de semanas, mas ainda não foram aprovados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Atacar dentro da Venezuela seria uma escala adicional do governo Trump. Nas últimas semanas, o Exército americano atacou pelo menos três embarcações da Venezuela que estariam transportando drogas, de acordo com Trump. O governo não forneceu provas de que as drogas estavam em todas essas embarcações.
Quatro oficiais que conversaram com a emissora americana afirmaram que Washington acredita que Caracas não está fazendo o suficiente para acabar com o fluxo de drogas que chega aos Estados Unidos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York Foto: Angelina Katsanis / AP
Washington poderia realizar ataques de drones contra lideranças de grupos de tráfico de drogas, assim como laboratórios.
Decepção
Segundo a apuração da NBC, oficiais do governo Trump estão decepcionados com o fato de a escalada militar dos EUA não ter enfraquecido o controle do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.
O governo Trump também enfrentou forte resistência interna e externa por conta dos ataques contra os navios em águas internacionais. Por isso, está pensando o próximo passo de forma mais cuidadosa.
A emissora apontou que o governo Trump segue dialogando com Maduro por meio de intermediários no Oriente Médio. O ditador afirmou a esses intermediários que poderia fazer concessões para permanecer no poder.
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, discursa para a população depois das eleições municipais, em Caracas Foto: Cristian Hernández /AP
Mudança de regime
Maduro já negou anteriormente qualquer papel no tráfico de drogas e repetidamente alegou que os EUA estão tentando retirá-lo do poder.
Em 2020, durante o primeiro mandato de Trump, o Departamento de Justiça indiciou Maduro por acusações de tráfico de drogas. A administração acusou o ditador de trabalhar com cartéis que, segundo o governo, estariam enviando cocaína, fentanil e membros de gangues para os EUA.
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, participa de um exercício militar em Caracas Foto: Zurimar Campos/AFP
Recentemente, o governo Trump aumentou uma recompensa dos EUA pela prisão de Maduro para US$ 50 milhões de dólares.
De acordo com a NBC, o governo Trump não descarta uma mudança de regime na Venezuela, mas sem o envolvimento de tropas americanas. A ideia de Washington seria forçar Maduro a tomar decisões precipitadas que poderiam levar à sua queda.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, tem sido uma das vozes que defendem a mudança de regime, de acordo com uma fonte familiarizada com o pensamento do governo que conversou com a NBC.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.