26 de setembro de 2025
Jean Paul Prates comenta possíveis novos partidos e destaca alinhamento ideológico com o PDT
Autor: Daniel Menezes
Da 98fm - Em entrevista ao programa Dê o Play, da Jovem Pan Natal, nesta quinta-feira (25), o ex-senador e ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, falou sobre as negociações em torno de seu futuro político e as possibilidades de filiação partidária. Ele reforçou que sua saída do atual partido, o PT, está encaminhada.
Jean destacou que sua análise considera diferentes aspectos, como fundo partidário, estrutura, capilaridade estadual e a composição das federações. “Hoje nós temos na semifinal, vamos pegar pelo futebol, quatro times disputando. Semifinal são sempre quatro, né?”, comparou, detalhando que uma dessas semifinais envolve os partidos PCdoB e PV, que, segundo ele, ficam prejudicados por estarem na mesma federação.
A outra “semifinal”, segundo Jean, seria entre MDB e PDT. Pelo ponto de vista pragmático, o MDB seria a escolha mais natural, devido à estrutura consolidada, à possibilidade de contar com o governador e a uma nominata forte. “Se o Jean dissesse assim, não, o Jean quer ser deputado federal acima de qualquer coisa. Esse era o caminho, o MDB”, afirmou, ressaltando que a decisão ainda não está definida.
No entanto, o ex-senador destacou que seu alinhamento ideológico e sua visão mais idealista o aproximam do PDT. “Por mais incrível e romântico possa parecer, eu faço política porque gosto. Fala mais alto o lado idealista e ideológico. O PDT é uma opção de fazer tudo do novo, do zero. Construir, até em parceria com outros partidos, mas construir uma coisa diferente”, explicou.
Jean Paul Prates admitiu que, embora o projeto com o PDT seja mais alinhado à sua visão política, ele ainda avalia o potencial de competitividade do novo caminho, que pode ou não surpreender nas próximas eleições.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.