26 de setembro de 2025
Governadora se reúne com setor produtivo e prevê futuro promissor
Autor: Daniel Menezes
Em reunião com empresários do Oeste, depois de assinar nesta quinta-feira (25), a ordem de serviço para construção de uma unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do RN em Mossoró, e de inaugurar o IERN de Areia Branca, a governadora Fátima Bezerra fez um relato das medidas estruturantes que estão em curso no Rio Grande do Norte, e que projetam um futuro promissor para o Estado.
Fátima citou a restauração das entradas, a chegada da água da transposição, os investimentos na área da segurança hídrica, a matriz energética formada quase que totalmente por fontes renováveis, as melhorias no aeroporto de Mossoró, as obras do Porto de Natal, a ampliação do ensino técnico na rede pública e a exploração de petróleo no mar, na faixa equatorial.
“Chegaremos ao final da gestão com mais de 2 mil quilômetros restaurados; estamos avançando no projeto da duplicação da BR-304; em breve a água da transposição chegará ao Oeste. A proposta dos IERNs dialoga com as demandas da indústria e do comércio”, disse a governadora.
Na reunião, também foi tratada da questão do tarifaço dos Estados Unidos ao sal e ao pescado, que atinge sobremaneira, o RN. O secretário da Fazenda, Cadu Xavier, fez um relato das medidas adotadas pelo governo do RN para atenuar os impactos do aumento das tarifas sobre as empresas potiguares: “O setor do sal sempre teve um olhar especial de nosso governo. A gente sabe do potencial de geração de empregos desse setor no estado, principalmente nesta região. Quando a governadora tomou ciência do tarifaço, pediu-nos para agir rápido. E nós tomamos medidas emergenciais”, explicou.
Uma delas foi o aumento do benefício do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi), a concessão de créditos de ICMS para atender os setores de sal e pescado e preservar empregos. “Fomos a Brasília representando o governo da professora Fátima Bezerra em busca de soluções para a tabela do frete do sal, um pleito antigo do setor, além da inclusão dos dois setores no Reintegra, programa do governo federal que devolve parte dos tributos pagos por exportadores”, reforçou o secretário.
“Minha empresa tem 35 anos. E nesses 35 anos, gostaria que ficasse registrado, nunca a classe empresarial foi tão bem tratada como está sendo, agora, no seu governo. Parabéns, governadora! Parabéns, secretário pela maneira com que tem tratado a classe empresarial”, atestou o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró, Damásio Medeiros.
Presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), Nilson Brasil endossou as palavras de Damásio. “Associo-me ao que ele disse aqui. A ACIM também tem sido muito bem acolhida por este governo.”
O empresário Airton Torres, presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Sal (SIESAL-RN) e diretor da FIERN, agradeceu o apoio do governo do RN. As medidas adotadas foram essenciais para manter os empregos “nessa fase difícil que atravessamos. Naturalmente que o Proedi, um benefício de grande expressão, e é por meio dele que assumimos formalmente o compromisso de manter os empregos.”
Quando o tarifaço entrou em vigor, no início de agosto/25, as lideranças empresariais do sal e da pesca projetaram dias difíceis, com possibilidade de demissão em massa nos dois segmentos.
“Este é um governo que preza pelo diálogo, transparência, lisura, a honestidade, princípios que regem nossas vidas. Queremos fazer, cada vez mais, a boa política, ouvir, dialogar, construir caminhos. Contem com nosso apoio”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.