23 de setembro de 2025
Sem encontro presencial, Lula e Trump devem dialogar por tefefone, diz chanceler brasileiro
Autor: Daniel Menezes
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que a conversa entre os presidentes Lula (PT) e Donald Trump deverá acontecer por telefone ou videoconferência, uma vez que um encontro presencial é pouco provável.
Em entrevista à CNN Internacional, concedida em Nova Iorque logo após a Assembleia Geral da ONU, Vieira destacou que Lula está sempre disponível para dialogar e que cabe aos dois líderes encontrarem a melhor forma de realizar essa comunicação. Segundo o chanceler, “o presidente Lula está sempre pronto para conversar com qualquer chefe de Estado que atue em benefício do Brasil”.

Segundo Mauro Vieira, encontro presencial entre os presidentes é improvável devido à agenda cheia de Lula. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vieira relatou que, nos bastidores do evento da ONU, Lula encontrou Trump rapidamente. Na ocasião, o presidente brasileiro sugeriu uma conversa futura. “O presidente Lula estava deixando o palco e encontrou o presidente Trump ali nos bastidores. E é verdade, o presidente Lula disse que eles deveriam se encontrar e que eles deveriam conversar”, afirmou.
O chanceler ainda explicou que, devido à agenda intensa de Lula, o encontro presencial pode não ocorrer, mas reiterou a disposição do presidente brasileiro para o diálogo: “Isso pode acontecer também por um telefonema ou videoconferência, porque, infelizmente, o presidente está muito ocupado, ele tem uma agenda muito cheia, então talvez não seja possível se encontrar pessoalmente, mas eles se encontrarão de alguma forma”.
Donald Trump, por sua vez, declarou, após seu discurso na Assembleia Geral da ONU, que teve uma “ótima química” com Lula e que espera encontrá-lo na semana seguinte.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.