10 de setembro de 2025
Polônia e Otan acionam caças e abatem drones russos que invadirem o espaço aéreo do país
Autor: Daniel Menezes
G1 - A Polônia acionou caças próprios e de países da Otan após drones da Rússia invadirem o espaço aéreo do país, segundo as Forças Armadas polonesas. As aeronaves levantaram voo na madrugada de quarta-feira (10), pelo horário local — noite de terça-feira (9), no Brasil.
"Durante o ataque de hoje da Federação Russa contra alvos na Ucrânia, nosso espaço aéreo foi violado repetidamente por drones", disse em comunicado. Mais tarde, o exército afirmou que abateu os drones.
Segundo a Polônia, "armas foram utilizadas" pelos militares poloneses para neutralizar os drones. O Exército recomendou que a população permaneça em casa. Outros detalhes da operação ainda não foram divulgados.
O primeiro-ministro, se reúne com ministros responsáveis pela segurança do Estado, e uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros será realizada às 8h, horário local -- 3h no horário de Brasília.
Um dos drones foi localizado danificado na vila de Czosnowka, no leste do território nesta quarta-feira (10).
Alguns aeroportos da Polônia precisaram ser fechados por causa dos drones, inclusive o de Varsóvia. O governo polonês afirmou que sistemas de defesa antiaérea foram ativados e colocados no "mais alto nível de prontidão".
Segundo o vice-ministro da Defesa polonês, Cezary Tomczyk, todos os serviços do país estão sob alerta. Ele afirmou ainda que o presidente e o primeiro-ministro da Polônia foram notificados da operação.
Autoridades locais afirmaram que, no momento, o maior risco concentra-se nas áreas do leste do país, próximas à fronteira com a Ucrânia e Belarus.
Mais cedo, a Força Aérea da Ucrânia havia afirmado que drones russos haviam entrado no espaço aéreo polonês e representavam uma ameaça para a cidade de Zamosc. No entanto, momentos depois, apagou a mensagem do Telegram.
De acordo com a Força Aérea ucraniana, boa parte da Ucrânia, incluindo regiões próximas à fronteira com a Polônia, ficou sob alerta aéreo durante a madrugada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/8/j/AjTtMHS6iP9G2VCVBEgg/63468781-1006.jpg)
Drone Kamikaze utilizado pelo exército russo — Foto: Roman Petushkov/REUTERS
[0] Comentários | Deixe seu comentário.