5 de setembro de 2025
CAOS NA SAÚDE DE NATAL - Ao trocar os diretores das unidades de saúde, Prefeitura do Natal "coloca o lobo para tomar conta do galinheiro"
Autor: Daniel Menezes
A prefeitura do Natal trocou os diretores das unidades de saúde do município, maternidades, etc. As exonerações já saíram ontem (4) no diário oficial do municípo. A ação gerará o enfraquecimento do controle do sistema.
Explico - é que, antes, os diretores tinham autonomia e não existia vínculo direto com prestadores de serviço. Agora, os diretores serão das terceirizadas de mão de obra de saúde, isto é, da própria Justiz e Proseg. Justiz e Proseg irão avaliar o trabalho da Justiz e Proseg. Ou seja, o lobo tomará conta do galinheiro. Seria necessário um agente externo e independente para fazer este trabalho.
O sistema de saúde de Natal vem enfrentando um apagão desde que a justiz e a proseg assumiram a terceirização da mão de obra médica em Natal. Há falta de médicos que alegam que as empresas pagam um valor mais baixo do que eles vinham recebendo antes da mudança contratual. As escalas não estão sendo fechadas nas UPAs, Maternidades, etc.
O Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Contas alegam que a concorrência apresenta indícios de direcionamento e o valor subiu de 140 milhões para 208 millhões/ano.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.