27 de julho de 2025
Em artigo, Rogério Marinho espalha fake news contra Lula
Autor: Daniel Menezes
O senador Rogério Marinho tirou uma frase de Lula de contexto para parecer que ele estava defendendo o aumento do mandato sem passar pelo processo eleitoral. Inclusive, a fake news usada por ele já foi desmentida por várias agências de checagem.
Veja a mentira repercutida em seu artigo a partir de matéria da Tribuna do Norte e, em seguida, texto da agência de checagem demonstrando a má fé.
Da Tribuna do Norte
Líder da oposição no Senado Federal, o senador Rogério Marinho (PL) alertou, em artigo publicado no portal Poder 360, que “o ‘ministério da verdade’ da AGU (Advocacia Geral da União), em consórcio com o Supremo Tribunal Federal, já está em funcionamento – promovendo censura aberta, sem disfarces”.
Com o título “Lula não esconde mais: é um aspirante a ditador”, Marinho afirmou que o presidente “assume atitude populista, usando a linguagem da democracia para desmontá-la por dentro.
Leia a íntegra:
No dia 21 de julho de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu em um palanque durante um encontro de países latino-americanos comandados pela esquerda. A reunião foi em Santiago, com os presidentes do Chile (Gabriel Boric), da Colômbia (Gustavo Petro) e do Uruguai (Yamandú Orsí), além do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Na reunião, o presidente brasileiro disse: “Cumprir o ritual eleitoral a cada 4 ou 5 anos já não é mais suficiente”.
Essa declaração com alto grau de ambiguidade foi do próprio chefe do Executivo do Brasil, que colocou em dúvida o valor das eleições, como se o voto popular já não bastasse para legitimar o poder.
É #FAKE que Lula disse que não haverá mais eleições a cada quatro anos
Do G1
Circula nas redes sociais um post com um vídeo em que supostamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declara que não haverá mais eleições a cada quatro anos. A legenda alega que ele não "quer mais sair do poder". É #FAKE.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/e/b/ImkcwXR0KMZarxAHzZIw/header-materia-fato-ou-fake.jpg)
Selo #FAKE — Foto: G1
🛑Como é a publicação?
- Publicada em 23 de julho deste ano no TikTok, ela exibe um vídeo que começa com a voz de um narrador dizendo: "Lula mudou as regras. Não vai ter mais eleições de quatro em quatro anos".
- Sobreposta às imagens, há uma legenda que reforça a alegação: "Lula não quer mais sair do poder".
- Em seguida, é reproduzido um trecho do discurso de Lula durante a reunião realizada nesta segunda-feira (21), em Santiago, ao lado dos líderes do Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai.
- "A cada 4 ou 5 anos não é mais suficiente. O sistema político e os partidos caíram no descrédito. [...]", diz o líder brasileiro na gravação.
⚠️ Por que isso é mentiroso?
O post distorceu a declaração de Lula. Na verdade, o presidente defendeu o fortalecimento das instituições democráticas e a cooperação entre países, e disse que o "ritual eleitoral a cada quatro ou cinco anos" não é mais suficiente para defender ataques contra a democracia. Não há qualquer citação sobre mudanças no sistema eleitoral na íntegra do discurso.
"A democracia liberal não foi capaz de responder aos anseios e necessidades contemporâneas. Cumprir o ritual eleitoral a cada 4 ou 5 anos não é mais suficiente. O sistema político e os partidos caíram em descrédito. Por essa razão, conversamos sobre o fortalecimento das instituições democráticas e do multilateralismo em face dos sucessivos ataques que vêm sofrendo", afirmou Lula.
No mesmo discurso, Lula também disse a democracia está perdendo espaço para a extrema-direita e comentou sobre a necessidade de regulamentar as plataformas digitais e combater a desinformação.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.