19 de junho de 2025
Vice prefeita de Macaíba emite nota após ser alvo de violência política de gênero
Autor: Daniel Menezes
Um vereador de Macaíba gravou áudios ofensivos em grupos de whatsapp à honra da vice-prefeita de Macaíba, Raquel Rodrigues. Além de desrespeitosos, os ataques miraram sobretudo sua condição de mulher. Diante da violência, a vice-prefeita emitiu nota. Ela deverá tomar as providências cabíveis para a devida responsabilização.
Nota à imprensa na íntegra
A vice-prefeita de Macaíba, Raquel Rodrigues, foi alvo de violência política de gênero, após a divulgação de áudios ofensivos e desrespeitosos por parte de um vereador. As falas tentam desqualificar sua atuação, minimizar sua função como vice-prefeita e, sobretudo, silenciar uma mulher que tem se destacado por seu compromisso com a população macaibense.
O episódio ocorre justamente no momento em que a Lei nº 14.192/2021, que estabelece medidas para prevenir e combater a violência política contra a mulher, completa três anos de vigência. A legislação reconhece e criminaliza atitudes que buscam impedir ou dificultar a atuação política feminina.
Raquel reafirma seu compromisso com Macaíba, ao lado do prefeito Emídio Júnior, como braço direito na construção de uma gestão forte, integrada e voltada para o bem comum. Ao mesmo tempo, manifesta seu respeito e disposição de diálogo com todos os vereadores que fazem parte da base do mandato, construindo pontes e não muros.
Esse episódio não é motivo de recuo, mas sim de fortalecimento da luta por uma cidade mais justa, segura e respeitosa com todos — especialmente com as mulheres que ousam ocupar seu espaço de liderança.
Violência política de gênero é crime. E não tem mais lugar em Macaíba.