19 de junho de 2025

'Bebês do Ozempic': por que Mounjaro e Wegovy podem reduzir o efeito de anticoncepcionais

Autor: Daniel Menezes

Do G1 - As medicações para perda de peso, como o Wegovy (semaglutida) e Mounjaro (tirzepatida), são cada vez mais populares entre as pessoas que tentam emagrecer.

Mas o aumento dos chamados "bebês do Ozempic" (medicamento para diabetes com o mesmo princípio ativo do Wegovy) levou o órgão regulador dos medicamentos do Reino Unido a emitir orientações sobre o uso dessas medicações por mulheres em idade reprodutiva.

As orientações foram publicadas depois que a agência recebeu 40 relatos de gravidez inesperada de mulheres que haviam tomado um dos medicamentos para perda de peso. E é particularmente importante o efeito que estas drogas podem oferecer sobre a eficácia dos anticoncepcionais administrados por via oral.

 

As injeções para perda de peso (incluindo tanto de semaglutida quanto de tirzepatida) agem imitando o hormônio de ocorrência natural GLP-1, liberado pelo intestino após a alimentação. Uma das funções deste hormônio é ajudar a suprimir o apetite.

A tirzepatida age ainda sobre outro sistema hormonal de ocorrência natural chamado GIP, também conhecido como supressor do apetite.

O mecanismo que faz com que estas medicações influenciem o apetite tem múltiplas faces.

Primeiramente, elas inibem as regiões do cérebro associadas à fome. Este processo suprime o aumento do apetite que ocorre quando as pessoas perdem peso.

As drogas de GLP-1 também reduzem a velocidade de saída dos alimentos do estômago.

Atualmente, existe muito pouca literatura publicada investigando as interações entre as drogas de GLP-1 e os anticoncepcionais administrados por via oral.

 

Mas o efeito dessas drogas sobre o esvaziamento do estômago parece explicar, ao menos em parte, por que as pílulas anticoncepcionais orais podem não funcionar tão bem quanto o esperado.

 

Um estudo de 2024 demonstrou que a tirzepatida reduziu em 20% a quantidade de etinilestradiol — uma forma sintética de estrogênio, que é um componente da pílula anticoncepcional oral combinada — presente na corrente sanguínea.

 

A droga também aumentou, em duas a quatro horas, o período de tempo necessário para absorção completa de etinilestradiol na corrente sanguínea.

Esta redução da absorção prejudica a capacidade da droga de suprimir a ação do sistema reprodutor nas mulheres, o que afeta seus efeitos contraceptivos.

Paralelamente, os efeitos da semaglutida sobre a absorção de etinilestradiol foram menos pronunciados.

 

O aumento do tempo necessário para absorção completa do anticoncepcional é, provavelmente, uma consequência da redução do esvaziamento gástrico, já que o etinilestradiol é principalmente absorvido no intestino delgado.

 

Os motivos que levam estes efeitos a serem mais pronunciados com a tirzepatida, em comparação com a semaglutida, ainda não foram esclarecidos.

 

Mas um estudo demonstrou que, embora as duas drogas afetem o esvaziamento gástrico em grau similar, a tirzepatida oferece efeitos muito mais duradouros.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.